Copa 2014 Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/10/2013 13:10
  • Obras de mobilidade e desvio no trânsito começam segunda-feira

As obras de mobilidade urbana no entorno do Arena das Dunas e os desvios no trânsito começam na próxima segunda-feira (21) com a instalação dos canteiros e do pátio industrial. As intervenções constam na construção de seis túneis, dois viadutos, sendo um estaiado, e duas passarelas. Os detalhes foram apresentados à imprensa em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. 

Os secretários de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, e os adjuntos de Planejamento Instrumental, Alexandre Duarte, e de Trânsito, Walter Pedro, explicaram cada intervenção e solicitaram a compreensão e paciência da população por causa dos transtornos provocados pelas obras. Eles lembraram que, apesar do contratempo temporário, elas vão contribuir para a melhoria do trânsito na área, não apenas durante a Copa do Mundo de 2014, mas de forma permanente.

Walter Pedro fez um apelo à população para que durante as construções procurem utilizar vias alternativas e evitem as áreas interditadas ou que servirão de desvios para os transportes coletivos, já que o trafego nessas ruas e avenidas será mais intenso.

De acordo com o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, a primeira etapa das intervenções compreende a construção dos túneis e de um viaduto na avenida Prudente de Morais. Ela será concluída em janeiro de 2013.

A segunda etapa prevê a construção de túnel nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão-Mor Gouveia. Mais um túnel será construído na rua Raimundo Chaves, correspondendo à terceira etapa. A última etapa compreende a construção do segundo viaduto ligando a marginal da BR-101. O conjunto está orçado em R$ 222,5 milhões, vai envolver cerca de 1.200 operários trabalhando em três turnos e o prazo de conclusão é maio de 2014.

“É uma obra bastante impactante que vai causar transtornos a todo mundo. Liberaremos acessos restritos a moradores e comerciantes durante o período de execução. O processo foi muito bem planejado para causar o mínimo de transtorno possível. Pedimos à população para procurar ruas alternativas, como a Via Costeira”, sugeriu o secretário.

Desvios
Neste sábado (19), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) iniciará a divulgação dos desvios que serão feitos no entorno da Arena das Dunas com a distribuição de panfletos. Na avenida Prudente de Morais, o desvio do trânsito será feito pelas ruas Militão Chaves, Francisco Mignoni, São José e avenida Jaguarari. A Prudente de Morais, por exemplo, será interditada no sentido bairro/centro no trecho entre as ruas Raimundo Chaves e Morton Faria. Haverá livre circulação de veículos no sentido centro/bairro.

O desvio da avenida Jerônimo Câmara será pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José. Na avenida Capitão-Mor Gouveia, o desvio será também pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será em ambos o sentidos no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José.

O trânsito na rua Raimundo Chaves, em Candelária, sofrerá desvio pelas ruas Militão Chaves e Paulo Lyra. A interdição ocorrerá nos dois sentidos, no trecho entre o Papódromo e a rua Clóvis Mota. Na avenida Romualdo Galvão, o desvio será pelas avenidas Amintas Barros, Miguel Castro e Salgado Filho. A via sofrerá interdição nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Lima e Silva e a rua Padre João Damasceno/Fernando Barreto.

Por fim, o trânsito na avenida Lima e Silva será desviado pela rua Morais Navarro, avenida Miguel Castro, rua Padre João Damasceno, avenida Lima e Silva e rua Marcílio Furtado. A interdição ocorrerá em ambos os sentidos no trecho entre as ruas Morais Navarro e Marcílio Furtado.

“Todas as secretarias municipais envolvidas estarão de braços dados para diminuir os transtornos. O projeto pretende aliviar o trânsito em torno da Arena das Dunas. Para isso, 14 linhas de ônibus serão desviadas”, informou a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos. As linhas de ônibus a serem desviadas no entorno do estádio são a de números 08, 24, 35, 43, 30, 30A, 31, 31A, 33, 33A, 44, 33B, 39 e 66. Ela assinalou, ainda, que o telefone 156 estará disponível em uma semana para tirar dúvidas da população, além dos telefones 3232.9133 e 3232.9119.

O secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro, disse que a partir de dezembro todos os trechos em obras serão fechados. Para orientação dos motoristas, a Semob vai monitorar o trânsito, remanejar semáforos, alterar conversões e instalar sinalização vertical e horizontal. “À medida que o serviço for avançando, os desvios serão feitos. Em 45 dias, fecharemos todas as vias”, ressaltou o adjunto.

A coletiva foi aberta pelo secretário chefe do Gabinete Civil, jornalista Sávio Hackradt. Em seguida falou o secretário adjunto de Planejamento Industrial da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, Alexandre Duarte. Coordenador dos projetos, o secretário falou sobre os esforços da Prefeitura para executar as obras, passando pelas etapas preparatórias, desde a reformulação dos projetos e de licenciamento ambiental: “Chegou o momento de começarmos as obras. O trabalho foi intenso nos últimos meses. Havia a necessidade imperiosa de cumprirmos os compromissos assumidos com o Ministério das Cidades e a FIFA”.

Participaram da coletiva representantes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Obras Públicas e Infraestrutura, Planejamento, Orçamento e Finanças, Comunicação Social e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), além da Secretaria do Gabinete do Prefeito. 

 

 

Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css