22/02/2017 13:08
  • Prefeitura combate o Trabalho Infantil e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes durante o Carnaval
Divulgação

Mesmo em tempo de folia, a Prefeitura do Natal, mantém o compromisso de garantir que os direitos das crianças e adolescentes não sejam violados nos polos onde será realizado o Carnaval Multicultural 2017. Três equipes de profissionais do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizam a Ação Carnaval 2017, um trabalho de abordagem social, em Ponta Negra, Centro Histórico, Redinha, Largo do Atheneu, Ribeira e Rocas, durante o período do carnaval, das 08h até as 24h.

O trabalho consiste na distribuição de panfletos, orientações e encaminhamentos das pessoas identificadas na ação, como: idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal ou social, visando a inserção nos Programas/ou Serviços Socioassistenciais da Secretaria.

A equipe da Semtas será formada por Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, motoristas e Pedagogos.

“A busca ativa é um trabalho social que, por intermédio de agentes institucionais, tem como objetivo identificar a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de rua, a fim de solucionar as necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos”, explica a chefe do Setor de Média Complexidade da Semtas, Janeide Teotônio.

Desde 2015, a Prefeitura do Natal disponibiliza um veículo exclusivo para auxiliar no trabalho de abordagem social e busca ativa. Com o automóvel, as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) podem se deslocar até as pessoas que se encontram em situação de rua, seja na condição de sobrevivência ou moradia, visando a inclusão em programas socioassistenciais.

O serviço de Abordagem Social da Semtas não é realizado apenas em datas comemorativas, mas durante o ano inteiro, de janeiro a dezembro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 24h.

“É importante ressaltar que a busca ativa da Semtas não é coercitiva. Ela tem um caráter educativo, visando despertar a consciência de que essas pessoas não merecem estar nas ruas. Planejar e executar ações para assegurar os serviços e benefícios das famílias em situação de vulnerabilidade é um desafio que se coloca frente ao Sistema de Proteção Social e que deve ser articulado em parceria com todos os atores institucionais, gestores conselheiros, sociedade em geral e demais políticas públicas”, diz a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.
A Semtas divulga o número do Disque-Denúncia para apurar situações de risco, vulnerabilidade e casos de violação de direitos humanos. O telefone é o 98870-3861 ou 98870-3327.