29/03/2017 08:25
  • Procon Natal constata redução no preço do combustível pelo segundo mês consecutivo
O  Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal) realizou nova pesquisa de combustíveis na segunda quinzena do mês de março e constatou variação mínima nos preços de combustível, em relação ao mês de fevereiro.

No comparativo entre o maior e o menor preço dos combustíveis avaliados no mês, o Etanol apresentou, mais uma vez, maior diferença e permanecendo inalterado o seu valor em relação ao mês anterior que foi de 17,38%. A menor diferença foi o Gás veicular (7,09%) que teve um significativo aumento em relação ao mês anterior de (5,00%) onde se manteve por todo o segundo semestre do ano passado e mesmo assim foi o combustível de menor valor em relação aos outros pesquisados.

A pesquisa foi realizada no dia 22 de março junto a 60 postos de combustíveis de Natal e Nova Parnamirim. Para a diretora geral do Procon Natal, Aíla Cortez, é importante que o consumidor fique atento à pesquisa de preço do combustível para realizar economia no seu orçamento. A pesquisa está disponível no site do Procon Natal no www.natal.rn.gov.br/procon.

GASOLINA COMUM
A diferença entre o maior (R$ 3,899) e o menor preço (R$ 3,549) da gasolina comum foi de 9,86%, considerando o período normal de venda, ou seja, sem considerar valores promocionais, havendo assim uma variação em relação ao observado em fevereiro que foi de 5,60%.

No entanto, o que chama a atenção é a redução dos preços médios dos combustíveis de um mês para o outro. Em fevereiro o custo médio da gasolina foi de R$ 3,824 e no mês corrente é de R$ 3,722, sendo encontrado, portanto, uma redução mínima de R$ -0,102, o que equivale a uma redução de 3%.

O menor preço constatado pela pesquisa foi R$ 3,549 no posto Vale Dourado, Av. Das Fronteiras na região Norte da cidade, dentre os postos pesquisados por este órgão.
Entre as regiões, a Oeste foi mais uma vez a que apresentou o menor preço médio da gasolina comum R$ 3,658 dentre todos os combustíveis pesquisados a exceção do gás veicular. Já os maiores preços de combustível foram constatados, na região Sul e Leste, na qual o valor médio da gasolina comum foi de R$ 3,747 na região Sul e a gasolina aditivada na região Leste de 3,846 no entanto na região sul encontra a menor média de preço do gás veicular de R$ 2,458.

ETANOL

Hoje o preço do etanol corresponde a 85,19% do valor da gasolina. Em relação ao observado em janeiro 83,21%, onde não é indicado para o consumidor que possui veículo flex abastecê-lo com etanol. Para ser vantajoso ao consumidor, o preço do etanol deve ser, no máximo, 70% do valor da gasolina.  O ETANOL apresentou variação de cerca de 17,38% no comparativo entre o maior e o menor preço.

DIESEL E GÁS NATURAL

A variação encontrada no DIESEL foi de 13,48% no diesel comum e de 16,34% no diesel S-10.
Quanto ao gás natural, constatou-se a variação entre o maior e menor no preço de 7,09%.

A pesquisa do Procon Natal está disponível  no site da PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL - www.natal.rn.gov.br/procon e qualquer dúvida/orientação pode ser esclarecida através do telefone 3232-9050 ou 98870-3865 (whatsap).