07/04/2017 09:43
  • Ponta Negra vai ganhar painéis com arte urbana de graffiti de artistas potiguares
Divulgação Secult

A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) coordenou ontem a primeira visita técnica aos locais que irão receber os painéis artísticos de Arte Urbana (Graffiti), na praia de Ponta Negra. O projeto está sendo executado pelo Departamento de Artes Integradas da Secult e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) e irá contemplar neste primeiro momento cerca de 35 metros de muros à beira-mar.

Seis artistas do graffitti foram selecionados pela Secult e terão até 40 dias para a conclusão do projeto. Os artistas selecionados foram Miguel Carcará, Digone, Kendo, Jão, Pok e Félix.

Segundo o Diretor de Artes Integradas, Flávio Freitas, todo material de pintura ficará por conta do próprio artista. “A definição da técnica de pintura, definição dos materiais, tipo de tinta, quantidade e cores, serão decididos exclusivamente pelo artista”, explica. A Prefeitura do Natal, em parceria com a Semurb, disponibiliza os muros já pintados com base branca.

O edital também prevê que a temática da obra de arte não poderá, em nenhuma hipótese, conter mensagem visual ou escrita com conteúdo que desvalorize ou exponha alguém à situação de constrangimento, intolerância religiosa, bem como manifestações de homofobia, discriminação racial, ou que venha a denegrir a imagem dos poderes públicos.

“São locais de alta circulação de turistas e natalenses. A intenção é que a arte urbana da nossa cidade seja conhecida de todos, que estes artistas possam mostrar seu trabalho de forma legal e também será mais um ponto turístico onde os visitantes poderão fazer fotografias ao lado dos painéis”, comentou o artista plástico Flávio Freitas.

O projeto deverá estar finalizado até o final de abril e irá estampar o cenário do calçadão da praia de Ponta Negra. (Ver fotos em anexo).
A área de muro a ser pintada é de aproximadamente 3,00m de altura por 35,00 metros de comprimento. A execução da obra de arte será acompanhada por pessoal do Departamento de Artes Integradas desde o projeto artístico (estudo em papel) até a completa execução.

Local dos painéis: Praia de Ponta Negra, de frente ao Hotel Visual, chegando no final da escadaria (direita, esquerda e frente).

Contato com os artistas:
1 - Miguel Nery Santos da Silva (Miguel Carcará)
2 - Diogo Borges da Silva (Digone) 84 98881 0567 - 21 98103 4568
3 - Octave Raphael Pierre Unglik (Kendo) 99817 4151
4 - Emanoel Aquila Bezerra de Souza (Jão) 98618 8619
5 - Kefren de Lima Silva (Pok) 98106 1326
6 - Douglas Felix Pereira da Silva (Felix) 991591730

Contato com Flávio Freitas, Diretor de Artes Integradas:
99984-4223