05/09/2017 15:11
  • A arte de Tarsila do Amaral inspira desfile cívico do CMEI Professora Elizabeth Teotônio
Manoel Barbosa

Nesta terça-feira (05) pela manhã, a comunidade da Redinha recebeu a animação e as cores do Desfile Cívico do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Elizabeth Teotônio da Fonseca Melo. Em comemoração ao Dia da Independência, os alunos percorreram as ruas no entorno da unidade de ensino junto aos professores, familiares e à banda da Escola de Música Severino Cordeiro conduzindo a bandeira nacional e homenagens à arte brasileira.

Na atividade, os educadores da unidade de ensino tiveram como objetivo resgatar o valor e o respeito à pátria em conjunto com a disciplina de Artes. A professora do Nadjanane Nívea dos Santos, falou sobre a preparação para o evento: “A gente trabalha com eles essa questão de pátria, de amor à bandeira e o hino nacional - que contemplamos toda terça-feira no momento cívico. Além disso, como estamos trabalhando a pintora Tarsila do Amaral, a gente também deu enfoque no projeto anual de artes para compor nossas alas”.

A gestora pedagógica Euzenir Martins explicou sobre a valorização do evento no centro de educação infantil. "Toda a comunidade escolar, pais, alunos, assim como as pessoas do bairro, estavam presentes. Esse é um evento que a gente realiza desde 2013 e que só vem crescendo. Nós temos a parceria da banda de música da Escola Municipal Ferreira Itajubá, que trouxe no ano passado 70 componentes e neste ano quase 90”.

Participando do evento pela segunda vez, a banda de música apresentou dobrados, canções folclóricas e militares. O músico regente da instituição, Antônio Ventura, falou da satisfação em ser convidado pela equipe do CMEI Professora Elizabeth Teotônio: "Participamos desse desfile com o maior prazer. Este ano trouxemos 88 componentes com idade mínima de 10 anos, da banda marcial, até 30 anos, da banda de música”.

A estudante do nível IV, Júlia Moreira, de seis anos, conta que já participa do desfile há algumas edições. A aluna afirmou que foi “muito legal” se preparar e aprender sobre os temas da atividade, e falou sobre sua parte favorita: "O que eu mais gostei foi das músicas".