Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/09/2017 11:45
  • Servidores da SMS participam de capacitação sobre tratamento de tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Departamento de Atenção Básica (DAB), promove, nesta quinta-feira (14), a III Capacitação de Tratamento em Tabagismo 2017, que ocorre no auditório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da zona Sul.

Voltado para todos os profissionais de saúde do município, o evento vai ser comandado por Milton Cirne, médico da Unidade de Saúde da Família (USF) Brasília Teimosa. Durante a programação – que começa às 8h e segue até as 16h – serão abordados diversos aspectos do atendimento na rede sobre o tema, como a mudança comportamental dos pacientes e tratamento medicamentoso.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos desenvolvidos até o momento evidenciam que o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 tipos de doenças diferentes. Está comprovado que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer do pulmão, 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral) e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia).

Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo destacam-se: hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, entre outras.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css