Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/10/2017 16:05
  • Campanha Outubro Rosa leva atendimento a mulheres neste sábado no Parque da Cidade

Alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, este é objetivo principal da campanha de conscientização denominada Outubro Rosa, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Norte (SBM/RN), que ocorrerá neste sábado (07), a partir das 13 horas, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Durante o evento, os organizadores irão promover um mutirão de atendimento, caminhada pelas trilhas pavimentadas, aulas de pilates e de zumba, além de um espaço de beleza que estará disponível para as visitantes. No mutirão da prevenção, serão feitos 300 atendimentos a mulheres que realizaram mamografia em 2017 e que terão a oportunidade de obter o parecer de um especialista.

O presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Flávio Rocha de Medeiros fará a abertura oficial da campanha Outubro Rosa e alerta para o caráter silencioso da doença. “O câncer de mama no início não tem sinal nem sintoma, é uma doença silenciosa e agressiva”.

A campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é realizada em todo o mundo e surgiu há quase 20 anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Os especialistas observam sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos para prevenir o surgimento da doença.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 57 mil novos casos no Brasil este ano. No Rio Grande do Norte, o INCA estima mais de 660 novos casos este ano, sendo um terço deles só em Natal. Desses, mais de 50% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. Só na Liga Contra o Câncer, até o mês de julho deste ano, já foram detectados 343 novos casos de câncer de mama. Em 2016 foram diagnosticados 692 novos casos. Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do Câncer de mama.

De acordo com especialistas, a mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária e possibilita a cura em mais de 90% dos casos. Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css