06/10/2017 13:15
  • Escola Municipal Professora Ivonete Maciel recebe o projeto “Música Potiguar na Escola”
Adrovando Claro

O artista potiguar Carlinhos Zens se apresenta nesta sexta-feira (06), na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel. A aula espetáculo do artista integra a 3ª edição do Projeto Música Potiguar na Escola. A unidade de ensino atende 401 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e preparou desde agosto um trabalho coletivo em torno da obra de Zens, inserindo o conteúdo dentro das disciplinas de maneira interdisciplinar. Carlinhos Zens se apresenta nos dois turnos.

“A escola foi contemplada com esse projeto e criamos um ambiente pedagógico com o evento. As letras e músicas do Carlos Zens serviram como temas para questões geográficas, culturais, meio ambiente e releitura dos pontos turísticos de Natal”, destacou a gestora pedagógica Elisabeth Sinara Holanda Lima.

Os alunos tiveram uma oportunidade de interagir com o artista, fazendo perguntas e obtendo conhecimentos sobre a carreira musical de Carlos Zens. “É incrível! Estamos colocando em prática artes nas escolas, envolvendo os estudantes com um trabalho musical que tem enfoque na cidade”, disse Carlos Zens.

Para Natanael de Nascimento Souza, 11 anos, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, a aula espetáculo foi muito interessante. “Foi a primeira vez que assisti um show desse. Ouvimos muitas músicas de Carlos Zens nas aulas e ensaiamos para fazer a dança da ciranda”. Na programação, além da apresentação do artista, os estudantes também subiram ao palco, interpretando músicas em libras e relatos da vida do compositor convidado.

Cada apresentação tem duração de duas horas e destaca músicas como Xanana, Brocoió, Natal das Dunas Brancas e Ciranda, que faz parte do repertorio dos oitos CDs do músico.

Carlos Alberto de Freitas, conhecido como Carlos Zens nasceu em 1965 em Natal. Cantor, compositor, instrumentista, flautista e arranjador, estudou música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bacharelou-se pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Toca vários instrumentos de sopro, entre eles, sax soprano, flautim e pífano, sendo flautista da Banda Sinfônica de Natal.