Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/10/2017 19:46
  • Prefeito inaugura prédio próprio do Centro de Saúde do Trabalhador
João Maria Alves

O prefeito Carlos Eduardo inaugurou na tarde desta terça-feira, 10, o prédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Natal, localizado na Avenida Deodoro da Fonseca, 533, Cidade Alta. O atendimento está disponível para pessoas de toda a Grande Natal, que necessitem de atendimento de saúde relacionado ao trabalho.

A obra foi orçada em R$ 1,117 milhão e foram utilizados recursos da própria política nacional do trabalhador. O prédio, cedido pelo Patrimônio Público da União, dispõe agora de três pavimentos, onde são ofertados os serviços de atendimento clínico, acupuntura, psicologia, psiquiatria e medicina do trabalho.

O Cerest é uma estratégia dentro da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador - Renast, do Sistema Único de Saúde (SUS), com abrangência regional. Esta unidade recebe demanda de trabalhadores de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. No Rio Grande do Norte existem quatro unidades Cerest, sendo uma estadual, e três regionais, contando com sedes em Mossoró e Caicó, além de Natal. A portaria n° 1823/2012, trata da implementação dos serviços dentro da Renast.

O atendimento, que já vinha sendo realizado em um prédio na rua Trairi, tem média de 70 a 80 pacientes por especialidade por semana. “A média de atendimento no quadrimestre é de quatro mil pessoas, mas sabemos que agora deve aumentar devido à estrutura maior”, afirma a diretora do Cerest Natal, Tânia Maria Barbosa Silva.

O Centro é uma unidade referenciada da rede básica de saúde de Natal. Os pacientes atendidos em outras unidades da rede e identificados com problemas de saúde decorrentes do trabalho, são encaminhados para acolhimento e tratamento no Cerest.

As ações disponibilizadas são de prevenção, promoção, acolhimento e assistência aos trabalhadores do setor público e privado, informais e desempregados com doenças relacionadas ao trabalho.

A secretária municipal de saúde, Saudade Azevedo, destacou a importância dos serviços disponibilizados no centro, sendo uma atenção específica à saúde do trabalhador.


O prefeito Carlos Eduardo lembrou de quando iniciou a busca pelo que hoje é realizado, há quatro anos, com a possibilidade de ampliação da rede de saúde, incluindo, entre outras unidades, a sede do Cerest. Ele destacou a importância dos investimentos na Saúde, com quase 30% do orçamento municipal.“É preciso ressaltar a atenção dos sindicatos neste processo, de todos nós, sendo prioridade para nós, a saúde”, afirmou.

Estiveram na inauguração da nova sede do Cerest, além do prefeito, a secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo e secretárias adjuntas da pasta; secretários da administração municipal; representantes sindicais; procurador chefe Ministério do Trabalho no RN, Luís Fabiano Pereira; vereadores e demais autoridades e representantes dos trabalhadores.
Gu

2017-10-11 10:56:45

Novas instalações do Cerest

2017-10-11 10:58:30

Inauguração do Cerest 2

2017-10-11 10:59:24

Inauguração do Cerest


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css