Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/11/2017 15:57
  • Dia D contra Diabetes é realizado na zona Norte de Natal
Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo o Dia D do Diabetes na Unidade Básica de Saúde de Bela Vista, no bairro de Igapó, zona Norte de Natal. A programação inclui palestras, rodas de conversas, atividades de saúde e momentos de interação entre usuários e servidores.

A diretora da UBS Bela Vista, Maria Ednalva de Melo explicou que o objetivo da ação é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o diabetes, que se caracteriza pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue e afeta pessoas de todas as faixas etárias.

As atividades começaram às 7h com a realização de 70 testes de glicemia com os usuários presentes, seguido de alongamento e orientações para atividades físicas, seus benefícios para a saúde e qualidade de vida, com profissionais de educação física e de saúde. Houve também oficina sobre sal de ervas e patês. Além palestra sobre os mitos e as verdades da alimentação saudável.

No período da tarde, as atividades contaram com rodas de conversas com a equipe de enfermagem sobre os cuidados básicos essenciais para o bem-estar dos portadores de diabetes, como os cuidados com os pés, testes de sensibilidades e outros temas relacionados. Houve ainda um momento cultural, com a apresentação de músicas ao vivo.

Os sintomas do diabetes são perda de peso, sede, fome acima do normal e aumento do volume da urina, entre outros. Os dois tipos principais de diabetes são o tipo 1, que é mais frequente nas crianças e adolescentes, e o tipo 2, ocorre mais em adultos associado à obesidade, sedentarismo e história de diabéticos na família.
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css