Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/11/2017 18:03
  • Prefeitura lança concurso Colorindo Natal
João Maria Alves
A Prefeitura do Natal lançou, na tarde desta terça-feira (14), o concurso Colorindo Natal que envolve crianças de sete escolas da cidade que compõem o projeto Nossa Orla. Serão avaliadas as pinturas de mapas, previamente criados pelos artistas plásticos Flávio Freitas e Roberto Medeiros, feitas pelas crianças. O resultado será conhecido no dia 16 de dezembro, na praia da Redinha, no encerramento do Nossa Orla. O projeto é uma realização conjunta das Secretarias Municipais de Turismo, da Educação e da Cultura.
 
Colorindo Natal é uma forma de integrar as crianças e adolescentes da rede pública Municipal à paisagem de Natal. No mapa criado pelos artistas plásticos há elementos representativos da cidade, como o monumento do Parque da Cidade, o Forte dos Reis Magos, o letreiro da praia de Areia Preta, entre outros pontos, e personagens como o peixe, o sol e o pescador, além de mostrar a localização geográfica entre o rio Potengi e o mar. O mapa será entregue às crianças para elas colorirem de acordo com a criatividade de cada uma. Junto com os mapas, foram distribuídas coleções de lápis de colorir, porém, poderão ser usados outros materiais, como giz de cera ou aquarela, por exemplo. 
 
“É muito importante verificar essa integração das secretarias municipais porque Educação e Cultura têm tudo a ver, estão ligadas, e juntas podem fazer muito”, avaliou o prefeito Carlos Eduardo, no lançamento do concurso, citando o sucesso da integração também vista no Festival Literário de Natal, onde crianças da rede Municipal de Ensino participaram de várias formas. “Quanto mais houver integração entre as secretarias, melhor, porque a gente potencializa as ações, ainda mais com a Secretaria do Turismo, que teve a sensibilidade para este projeto. As crianças já vão projetar os pontos da cidade e isso ajuda a contar a história de Natal”, disse. 
 
Este é o objetivo do projeto, integrar as crianças e jovens na cidade. Participam este ano sete escolas que compõem o Nossa Orla: as escolas Municipais Henrique Castriciano, Josefa Botelho, Laura Maia, Noilde Ramalho, Nossa Senhora dos Navegantes, Santos Reis e São José. A diretora da escola mais antiga do bairro da Redinha, a Nossa Senhora dos Navegantes, professora Ivone Oliveira, recebeu de forma de simbólica os kits a serem repassados em sala de aula para os alunos participantes, representando todas as demais escolas. 
 
O concurso é dividido em duas categorias: uma envolvendo os alunos de 4ª e 5ª séries, e outra do 6º ao 9º ano. As crianças têm até o dia 1º de dezembro, quando os mapas já coloridos serão recolhidos para serem avaliados pela comissão julgadora, composta por três membros da Secretaria Municipal de Educação, um da Secretaria do Turismo e um da Secretaria de Cultura. A premiação será entregue no dia 16 de dezembro, na Redinha, onde será realizado o encerramento do Nossa Orla. 
 
Os prêmios do Colorindo Natal são: para o primeiro e segundo colocados na primeira categoria serão entregues bicicletas, para o terceiro colocado, um tablet e para o quarto e quinto colocados, um aparelho de som portátil. Para a segunda categoria, bicicleta para o primeiro e para segundo colocados, e do terceiro ao quinto colocados, um celular para cada um. 
 
“Nós julgamos bastante interessante o projeto, é uma forma de apresentar a muitas de nossas crianças que moram em áreas periféricas, a cidade do Natal. Com certeza, muitas delas não conhecem boa parte desses equipamentos e certamente se sentirão motivadas, a partir deste trabalho”, afirmou a secretária de Educação do Município, Justina Iva. 
 
“É um momento em que os alunos vão ter contato com algo que talvez não tenham, com alguns equipamentos da cidade”, afirmou a secretária Municipal de Turismo, Christiane Alecrim, destacando também o sucesso do Nossa Orla, ampliando os conteúdos de palestras, este ano, na sua terceira edição, com informações sobre pontos turísticos. “Então os alunos já têm uma idéia sobre o que é o Turismo e quais os pontos turísticos”, afirmou. 
 
Participaram do lançamento do concurso, além do prefeito Carlos Eduardo, a secretária Municipal de Educação, Justina Iva; a secretária de Turismo Christiane Alecrim e a adjunta Marília Dias; o secretário de Cultura, Dácio Galvão; o artista plástico Flávio Freitas, além de integrantes destas secretarias e diretores das escolas participantes. 

Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css