27/11/2017 10:15
  • Centro de Referência da Mulher oferece serviços de saúde e habitação durante esta semana
Alex Régis

Durante toda esta semana, de segunda-feira (27/11) até sexta-feira (01/12), o Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), que teve as novas instalações inauguradas na última sexta-feira (24), vai oferecer uma série de serviços às mulheres moradoras da capital potiguar. Entre esses serviços estão palestra de orientação sobre saúde da mulher, aplicação de vacina contra gripe, teste de hepatite e glicemia, consultas ginecológicas, realização de exames preventivos, massagens, além de orientações sobre o cadastro para o programa Minha Casa Minha Vida. As atividades serão sempre no horário da tarde, das 14h às 17h.

O Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser é um equipamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), que atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Antes, funcionava na zona norte e agora está localizado na Avenida Bernardo Vieira, bairro de Dix-Sept Rosado, próximo à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Com a mudança, além de estar numa localização mais acessível para as mulheres moradoras dos diversos bairros da capital e que necessitam do atendimento, as novas instalações do CREN também possibilitarão ampliar o número de atendimentos e o leque de serviços. O equipamento continua oferecendo assistência psicossocial e jurídica para as usuárias, mas também dispõe de estrutura para realizar capacitações e formações profissionais para as mulheres.

A nova estrutura física conta a recepção, salão multiuso, quatro salas para atendimento de acolhimento, uma sala para atendimento jurídico, uma para atendimento de serviço social, outra para acompanhamento psicossocial e mais uma para atendimento psicológico. Conta ainda com brinquedoteca, espaço da mamãe – com estrutura para mães com bebês, copa, cozinha, coordenação, sala de reuniões, além de banheiros para usuárias e servidores.

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

A inauguração da nova sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser faz parte da programação da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que ocorre em nível nacional desde o dia 20 – Dia Nacional da Consciência Negra. Em nível internacional, a partir do dia 25 - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres e vai até o dia 10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership– CWGL), resolveram criar o evento com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Atualmente, cerca de 150 países desenvolvem esta campanha.

Os “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher” se caracterizam por reunir datas importantes para o enfrentamento à violência de gênero e de respeito aos direitos humanos.

Datas:
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS
6 de dezembro – Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a mulher – Laço Branco – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Serviço:
Serviços de saúde - De 27/11 a 01/12 - das 14h às 17h

· Dia 27/11 (Palestra sobre saúde da mulher)
· Dia 28/11 (Vacina da Gripe, Teste da Hepatite e Glicemia)
· Dia 29/11 (Médico + Preventivo)
· Dia 30/11 (Teste Rápido e Massagem)