Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/12/2017 16:48
  • Natal ganha Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas

Natal ganhou uma importante ferramenta de política pública nas áreas da Cultura e da Educação. Foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial do Município, o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas do Município de Natal (PMLLLB), fruto de um trabalho de um ano e meio das secretarias de Cultura (Secult/Funcarte) e Educação e que terá vigência pelos próximos dez anos. O projeto foi sancionado pelo prefeito Carlos Eduardo após aprovação pela Câmara Municipal.
 

O Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB) foi construído entre março de 2014 a outubro de 2015, por meio de diversas atividades e com a formação de um Grupo de Trabalho que baseou-se no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), quanto aos seus quatro eixos:  Democratização do acesso; Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;  Desenvolvimento da economia do livro.
 

“Natal vem fortalecendo as discussões sobre a emergência de favorecer o acesso da população ao livro e à leitura, por meio de legislações específicas e do engajamento de vários atores sociais. Esse plano faz parte de um esforço conjunto das  secretarias da Cultura e Educação e será o documento a ser seguido na próxima década”, comenta o Secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
 

Para a construção do Plano do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas, foram realizados dez encontros regionais nas quatro regiões da cidade para colher subsídios e uma equipe conjunta e multidisciplinar que trabalhou todos os eixos e resoluções.
 

O Plano atende o Decreto Presidencial nº 7.559/2011; a Lei Federal das Bibliotecas Escolares, a Política Estadual do Livro Lei Henrique Castriciano; a Lei da Política Municipal do Livro de Natal e a Lei Municipal de Promoção da Leitura Literária nas Escolas de Natal.
 

O documento completo pode ser encontrado no portal da Prefeitura do Natal, na edição de hoje do Diário Oficial (DOM), no http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20171226_c030b930ede84a57b669ff87bdc5d805.pdf


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css