Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

05/02/2018 09:40
  • XVIII Jenat aborda temas como bullying e educação especial
Adrovando Claro

Uma sexta-feira (02) de muito aprendizado para os professores da Rede Municipal de Ensino. Com uma programação bastante diversificada, a XVIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (JENAT), lotou o auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) para assistir as palestras e relatos de práticas exitosas nas unidades de ensino do município.

 

Abrindo a programação do dia, a professora doutora da UFRN, Adriane Cenci ministrou palestra abordando a Educação Especial na perspectiva da Educação Integral, tendo em vista "o direito a aprender junto, tendo respeitada a individualidade". Para a professora, “uma estratégia de atendimento específico não vai dar conta de fazer uma educação inclusiva. É preciso repensar as práticas da escola para que ela seja, de fato, inclusiva e para todos”.

 

Dando prosseguimento às atividades, as professoras Rosylane Rocha e Rossana Sephora Silva, que atuam no CMEI Professora Maria Eulália Gomes da Silva apresentaram um relato de experiência intitulado “Afetividade x Escola x Comunidade: ações e contribuições para uma interação harmoniosa”.

 

Já o professor Heinkel Cavalcante Hunguenin, da E.M. São Francisco de Assis, explicou seu projeto “A arte no Egito: a vida e a morte, que alcançou destaque no último Prêmio Professores do Brasil. Para ele, conhecendo a arte de outras culturas, o aluno pode “compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir”.

 

Encerrando o primeiro turno do evento, a palestrante Ana Aires – professora doutora da UFRN - abordou o tema “O currículo escolar e o direito à educação integral”. “A escola está no âmbito de uma comunidade, portanto ela tem que se colocar como espaço daquela comunidade. A escola contempla, como educadora, um território pleno de experiência”, afirmou.

 

A educadora infantil Meres Rocha, do CMEI Clara Camarão, participa da JENAT todos os anos. A docente destacou o relato sobre a arte no Egito. “O melhor que assisti nesses anos todos. Uma palestra como essa possibilita uma troca entre professores que é essencial”. A professora Rosário Dantas, da E.M. Malvina Cosme, destacou que o evento “é um incentivo para começar o ano com mais ânimo” e “possibilita uma reflexão do fazer pedagógico”.

 

Durante a programação, se apresentaram para os participantes do evento o Coral da Secretaria Municipal de Educação, “Sons da Terra”, que participou da abertura, e o músico potiguar Waldir Luzz, que integrou o momento cultural realizado no intervalo das palestras.
 

Na parte da tarde, foi realizada a palestra “Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, proferida pelo professor doutor e diretor de educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm despertou o interesse dos professores para reforçar o cuidado e a orientação aos alunos de como utilizar todas as plataformas digitais existentes com segurança.
 

Outro tema de relevância foi na palestra “Manejando o bullying na escola: contribuições da escola em tempo integral que queremos”, ministrada pelo professor doutor da UFPB, Fernando Cézar Bezerra de Andrade.
 

Nos relatos de experiências exitosas da Rede Municipal de Natal, a professora Milena Fabrini de Paiva Diniz da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, apresentou o trabalho “Táticas e estratégias para enfrentar os desafios da sexualidade na adolescência”. A professora Ana Aparecida Tavares da Silveira, que leciona na Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, falou do projeto que modificou a relação dos alunos com a prática desportiva, no projeto “Práticas corporais de aventura: educação física como auxílios midiáticos”.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css