08/02/2018 15:44
  • Secretaria Municipal de Saúde promove prévias carnavalescas nos serviços de saúde
Daniel Morais

Com a proximidade do Carnaval 2018, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando variadas atividades de promoção à saúde, voltadas a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS, em diversos serviços de saúde, envolvendo usuários, profissionais e comunidade, unindo ações educativas e diversão nas Prévias Carnavalescas.

As prévias carnavalescas da SMS têm o intuito de chamar a atenção da população sobre os riscos e agravos acerca das infecções sexualmente transmissíveis, com um trabalho de conscientização para o cuidado com a saúde.

As atividades contaram com caminhadas, distribuição de preservativos e de hipoclorito de sódio, orientações, blitz, testes rápidos de HIV/Sífilis, testes glicêmicos e de Hepatite B e C, assim como, momento cultural, dança circular, frevo, marchinha de carnaval e apresentações artísticas.

A prévia da Unidade de Saúde da Família (USF) de Ponta Negra aconteceu nesta quinta-feira (8), com o Projeto “Saúde na Praia" na Praça do Cruzeiro, Vila de Ponta Negra com abordagem educativa na prevenção não só das ISTs/AIDS, mas também da leptospirose. Na sexta-feira (9), as ações serão levadas à orla, com um arrastão carnavalesco do Morro do Careca até o Quiosque-10.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) II AD Norte realizou também nesta quinta (8), a prévia envolvendo usuários, familiares e profissionais, o CarnaCAPS 2018, com a proposta na diversão do coletivo com apelo à saúde, prevenção, cidadania e sobriedade. Celebrou a folia de Momo, zumba e atrações artísticas.

A USF Monte Líbano promoveu ainda na quinta (8), ação educativa na Rodoviária com distribuição de preservativos, testes glicêmicos, Hepatite B e C, testes rápidos HIV/ Sífilis.

A USF de Redinha realizou também nesta quinta (8), uma caminhada com distribuição de preservativos e orientações percorrendo as ruas próximas do bairro até a casa de show Nana Banana.

“A ação teve o objetivo de mobilizar a comunidade para prevenção e cuidados que devemos ter durante todos o ano, especialmente nesse período de festas carnavalescas”, disse Arthur Peixoto, educador do Grupo Educação em Saúde, Distrito Sanitário Norte I e II.

A UBS de Candelária promoveu a prévia nesta terça-feira (6), com os Grupos “Cuidando de Quem Cuida” e “Dança Circular”, frevo, marchinha de carnaval.

Os festejos seguem na USF das Rocas nesta sexta-feira (9) com uma Blitz Carnavalesca pela orla até a Praia do Meio, onde terá distribuição de preservativos e hipoclorito de sódio, panfletagem e orientações.