05/04/2018 15:37
  • Agentes de Defesa Civil de Natal participam de treinamento prático de condução de veículo 4X4
Divulgação

Agentes da Defesa Civil Municipal de Natal participaram durante essa quarta-feira (04), de um treinamento prático de condução em situação de emergência de veículo com tração nas quatro rodas. A capacitação foi ministrada por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a Prime 4X4.

Na ocasião, os agentes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas usuais de condução em vários tipos de terrenos utilizando veículo com tração nas quatro rodas. As instruções abordaram as características desse tipo de automóvel passando pelos recursos disponíveis e limites. As aulas práticas trabalharam a condução em aclives e declives, como também em terrenos de dunas, lama e travessia em trechos alagados. Sendo essa última situação muito usual pelos agentes, principalmente nos períodos chuvosos enfrentados pela capital.

Outro ponto importante discutido nas instruções, foi referente a utilização dos acessórios de apoio em situação de resgate, a exemplo do uso do guincho e demais equipamentos. Os agentes da Defesa Civil utilizaram no treinamento prático o veículo de tração da instituição, o mesmo que é utilizado no atendimento das ocorrências registradas em Natal.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, reforçou a importância do treinamento explicando ser a capacitação um fator preponderante para atingir o sucesso nas ações de defesa civil realizadas pela instituição. “Temos esse cuidado de manter os agentes aptos a atuar nas mais variadas situações e esse aperfeiçoamento em condução de veículo 4X4 é mais um que é somado a qualificação dos nossos agentes”, comentou.

O treinamento contou ainda com a participação de agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) e de policiais militares lotados na Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).