13/04/2018 12:04
  • Alunos da Rede Municipal vão representar o RN na etapa nacional da X Olimpíada de Raciocínio Mind Lab
Adrovando Claro

A Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho comemora a classificação de quatro alunos para a etapa nacional da X Olimpíada de Raciocínio promovida pela Mind Lab dentro da Metodologia do Programa MenteInovadora. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Natal vão participar da competição no próximo mês ( 05 de maio) na cidade de São Paulo (SP). Os vencedores da etapa nacional representarão o Brasil na final em junho, em Antalya, na Turquia.

Foram classificados Rayssa Richele Lima de França (12), João Gabriel Amaral Galdêncio (12), Gabriel Vinícius Silva Marcolino (12) e Geanderson da Silva (12), que venceram a fase classificatória digital. Todos estão matriculados no 7º ano da E. M. Professor Luiz Maranhão Filho. Essa etapa online eles disputaram com outras equipes de escolas de Natal.

De acordo com a assessora pedagógica da SME, Milena Fabrini, a Olimpíada de Raciocínio é um evento educacional que combina raciocínio e excelência com características próprias, que não são encontradas em outras competições esportivas, onde a situação do torneio incorpora um grande leque de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas, criando uma estrutura com muitas vantagens para o desenvolvimento da Metodologia do Programa MenteInovadora nas escolas. “A cada ano este evento educacional reúne alunos de todo o mundo em uma série de torneios de jogos de raciocínio”.

A estudante Rayssa Lima de França, filha da gerente de uma fábrica de café, Kelly Kenya de França, conta que vai ajudar a sua equipe na disputa dos jogos de Abalone. Com os jogos melhorei bastante na disciplina de Matemática, pois tem ajudado no meu raciocínio lógico”. Já João Gabriel Amaral Galdêncio que vai competir nos jogos de Quoridor, afirmou que não esperava ser a escola vencedora da etapa local, mas que estava muito feliz com a vitória. O aluno é filho do zelador de condomínio Júlio Arnaldo Galdêncio e da dona de casa Elizabete Amaral da Silva.

Outro competidor da escola, Geanderson da Silva, contou que participou de todas as etapas da Olimpíada e que está ansioso para competição em São Paulo. “Disputo os jogos de Damas”. Geanderson é filho da diarista Maria das Dores da Silva. Os estudantes classificados disputaram na categoria do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Filho do marceneiro Daniel Marcolino e da dona de casa Janaína da Silva, o aluno Gabriel Vinícius Silva Marcolino, vai ajudar sua escola na disputa de Octi. “Nossa equipe está treinando todos os dias para a etapa nacional”, contou. O estudante falou ainda que com os jogos melhorou suas habilidades, concentração e desempenho em algumas disciplinas da escola. Para o avô de Gabriel, Laércio Irineu de Souza, é fundamental também o apoio dos pais e responsáveis, pois os conhecimentos são para a vida toda. “Estou feliz com a conquista do meu neto”.

A assessora pedagógica e formadora do Programa MenteInovadora na Rede Municipal de Natal, Jullyanne Soares de Azevedo, explicou as etapas da Olimpíada. “Dezesseis escolas municipais participantes do Programa montaram suas equipes. Em seguida, oito unidades de ensino foram selecionadas para disputar a etapa local. Quatro escolas se classificaram para a etapa regional. Já a equipe vencedora de cada região classificou-se para o torneio nacional”, disse.

A Professora de Língua Portuguesa, Frankleide Guedes Lima e Silva, afirma que é um orgulho grande para a escola e o município de Natal. Conta que os meninos estão muito ansiosos com a viagem, pois é a primeira que farão para fora da capital. “A vontade de ganhar deles também está enorme. Começamos a treinar de segunda a quinta-feira para a preparação da fase nacional”, disse.

Também professor dos alunos, Francisco Canindé de Oliveira, da disciplina de Matemática, elogiou a parceria da Prefeitura do Natal com a Mind Lab. “Os materiais e a metodologia do Programa são excelentes. Sempre realizamos disputas em sala de aula, incentivando todos e já preparando-os para um grande momento da competição. Ficamos felizes com o envolvimento dos alunos”.

Para o diretor pedagógico Adilson Bezerra, o resultado é fruto do trabalho. “Eles já são vencedores pela classificação para a etapa nacional em São Paulo. Uma excelente conquista para a escola”.

A Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho está localizada na Avenida Solange Nunes do Nascimento, 282, no bairro de Cidade Nova, Zona Oeste. A unidade é administrada pelos professores Adilson Alves Bezerra (pedagógico) e Fábio da Silva Câmara (administrativo-financeiro).