10/05/2018 16:05
  • Guarda Municipal discute segurança comunitária no bairro de Pajuçara
Assessoria SEMDES

Dentro do processo de maior aproximação entre as ações preventivas de segurança pública no município e a comunidade, a Guarda Municipal do Natal (GMN) participou na noite dessa quarta-feira (09), de um encontro no bairro de Pajuçara II, que reuniu líderes comunitários, professores, gestores de unidades de saúde e a população em geral. A reunião objetivou discutir medidas de segurança na área, como também reforçar a divulgação das competências da GMN no âmbito da segurança pública.

O subcomandante de Segurança da GMN, R. Costa, representou a instituição e apresentou os grupamentos que fazem parte da Guarda Municipal, além de mostrar as atribuições de cada um, que agem no sentido de promover a paz e a segurança do cidadão natalense. Foi mostrado o trabalho realizado nas escolas pela Ronda de Proteção Escolar (Rope); o serviço preventivo nas unidades de saúde desenvolvido pela Ronda da Saúde (RondaS); o patrulhamento da Ronda Ostensiva Municipal (Romu); além das ações realizadas pelos Grupamentos de Ação Ambiental (Gaam) e de Ação Patrimonial (Gapa).

Na ocasião, o subcomandante R. Costa apresentou alguns investimentos que devem chegar para a GMN dentro do prazo de 60 dias, a exemplo de cinco novas viaturas modelo Renault Duster. “Foi um momento de troca de informações com a população e pudemos ver que a Guarda Municipal é bem elogiada pelas lideranças comunitárias, gestores das escolas, de unidades de saúde e a comunidade como um todo. O esforço de cada guarda municipal em buscar um ambiente social seguro foi reconhecido por todos os presentes na reunião”, comentou.

Entre outros assuntos discutidos pelas lideranças presentes estava o aumento do efetivo com a realização de concurso público, implantação de um sistema de videomonitoramento nos principais corredores de tráfego do bairro de Pajuçara e a maior integração entre a polícia e a comunidade.

A reunião contou com um representante da Câmara Municipal do Natal, vereador Preto Aquino, e com um delegado, que representou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.