Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/06/2018 17:00
  • Agentes mirins ambientais ampliam conhecimento em Mostra de ecoprodutos e ecodesigners

Os alunos do projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana/GMN) tiveram um dia de conhecimento e fortalecimento da consciência de respeito a natureza pela utilização dos recursos naturais de maneira sustentável. A participação dos agentes nas atividades da Mostra de Ecoprodutos, Ecodesigners e Produtos Sustentáveis da UFRN trouxe novas maneiras de enxergar o ambiente, reciclando, renovando e reutilizando o que seria lixo.

 

Os agentes mirins ambientais circularam pela Mostra recebendo informações das várias formas de torna o lixo reaproveitável. Os alunos participaram de oficinas criativas de artesanato e puderam ensaiar a construção de objetos utilizando garrafas pets, tampinhas plásticas, vasilhames de produtos de limpeza, potes de sorvetes e outros tantos materiais que são comumente descartados pela população.

 

Uma das oficinas que mais chamou a atenção das crianças do Amana foi a de manipulação da argila, que é utilizada na composição de jarros, filtros, panelas e obras de artes voltadas a ambientação. Os agentes mirins puderam colocar a “mão na massa” e sob a orientação do instrutor construíram peças simples utilizando a técnica artesanal.

 

Outro ponto importante das atividades foi a oficina de arte com produtos recicláveis onde os agentes criaram peças a exemplo de colares, porta-lápis e outros utensílios usuais no cotidiano. “É importante essa interação dos agentes mirins ambientais com essa forma consciente de ver o mundo. A Mostra estimula a sustentabilidade e incentiva o reaproveitamento de resíduos sólidos urbano”, comentou o guarda municipal coordenador do Amana, Marconi Lucas.

 

A Mostra de Ecoprodutos, Ecodesigners e Produtos Sustentáveis da UFRN está dentro do cronograma de visitas que serão realizadas pelos alunos do Amana durante a Semana do Meio Ambiente.

 

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).

 

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css