13/06/2018 14:30
  • Semdes homenageia agentes no Dia da Defesa Civil Municipal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) abriu o dia com um café da manhã em homenagem ao Dia da Defesa Civil Municipal, comemorado nesta quarta-feira (13). A data foi instituída pelo prefeito Carlos Eduardo Alves por meio da Lei 6.599 de 24 de dezembro de 2015. A data faz referência ao trabalho competente realizado pelos agentes de defesa civil municipal durante a ocorrência de deslizamento de terra registrada no bairro de Mãe Luiza durante os dias 13 e 14 de junho de 2014. Na época, em dois dias choveu na capital potiguar 360 mm, o que ocasionou problemas graves atingindo as residências de várias famílias.

Durante o deslizamento os agentes do Grupo de Ação e Emergência da Defesa Civil de Natal agiram de maneira rápida seguindo os procedimentos técnicos orientados em casos dessa natureza e conseguiram retirar todas as famílias do local de crise em tempo hábil para que não fosse registrada nenhuma vítima fatal. O trabalho de prevenção foi continuado sistematicamente pela Defesa Civil Municipal até a conclusão das obras do local afetado e a liberação completa para que os moradores pudessem retornar a suas casas.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, parabenizou todos os integrantes da Defesa Civil de Natal e pontuou alguns dos avanços de infraestrutura implantados pela atual gestão no intuito de conceder maiores condições nas intervenções que cabem à ação da defesa civil. “A Defesa Civil tem uma missão importante na nossa cidade. A missão de proteger e de preservar vidas. Hoje quero dar a cada agente de defesa civil o meu obrigado pela dedicação e pelo compromisso social mostrado todos os dias nos momentos que a população natalense mais precisa”, disse.

O Dia da Defesa Civil Municipal também foi reforçado com a criação do Grupo de Ação e Emergência da Defesa Civil de Natal. O Grupamento é composto por 30 agentes capacitados na área de defesa civil que trabalham em regime de escala de plantão de 24 horas atendendo as demandas da população pelo telefone 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).