25/06/2018 15:30
  • Plano da Prefeitura prevê que destino Natal seja referência nacional em turismo de sol e mar

Após a participação na capacitação “Lidera Turismo” desenvolvida pelo Sebrae com o Barcelona Media Inovação Brasil, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), elaborou o “Mapa Estratégico Do Turismo no Destino Natal-RN” no início do segundo semestre deste ano. A visão apresentada pelo projeto tem como valores a cooperação, comprometimento, competitividade, inovação, sustentabilidade e ética. Além disso, o plano prevê que o destino Natal seja referência no Brasil em turismo de Sol e Mar até 2023.

O plano apresenta os seguintes objetivos: ampliar a cooperação entre o setor público e privado através da cooperação técnica entre o trade e instituições, sensibilizar entidades correlatas para gerar dados estatísticos sobre a atividade turística em Natal, criar projetos junto com instituições públicas e privadas para aprimorar a qualidade da experiência do turismo na Orla Marítima, com o lançamento de um plano de marketing – ampliar a comunicação do destino junto ao mercado, sensibilizar o poder público para trazer melhorias na segurança pública em prol de uma melhor qualidade do setor turístico e desenvolver um banco de oportunidades e articular incentivos fiscais para poder diversificar a oferta de atrativos turísticos.

Além disso, estão previstas algumas metas a serem alcançadas e implementadas pela Prefeitura do Natal, através da Setur, são elas: Com o fortalecimento do Conselho de Turismo – formalizar e executar três projetos no âmbito do conselho de turismo até 2019, implantação do observatório do turismo até dezembro deste ano e elaboração dos projetos da Orla Marítima até janeiro de 2019. Além disso, está previsto até maio do próximo ano a execução das propostas no plano de marketing e de um conjunto de medidas que proporcionem melhoria na percepção da segurança e fiscalização no turismo e a implementação de mais três produtos turísticos.

“O destino Natal se encontra em constante evolução e a atividade turística se configura como principal vetor de crescimento e desenvolvimento econômico e social, por isso, a Prefeitura do Natal, desenvolve ações para que este segmento, de constante relevância local, se desenvolva cada vez mais, possibilitando que nosso município se torne referência e gere melhoria na economia potiguar”, pontua a Secretária Municipal de Turismo, Christiane Alecrim.

O mapa também conta com a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e Secretaria de Planejamento Municipal. Além da parceria com demais secretarias do município e entidades ligadas ao turismo da cidade.