05/07/2018 08:30
  • Tenda da Matrícula incentiva moradores da Zona Norte se inscreverem no ProJovem Urbano

Com uma oferta de 400 vagas, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) continua com inscrições abertas na Prefeitura do Natal. Os interessados têm até o dia 16 de julho para aproveitar as últimas vagas se inscrevendo na Escola Municipal N. Sra. da Apresentação ou na Tenda de Matrículas, durante os dias 4 e 5 de julho, das 8 às 14h, no cruzamento da Av. Boa Sorte com a Rua Monte Sinai, bairro Nossa Senhora da Apresentação. A Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti no bairro do Guarapes também está efetuando inscrições.

O ProJovem Urbano é voltado para jovens entre 18 e 29 anos alfabetizados e dá a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental em 18 meses. A Prefeitura do Natal aderiu ao programa desde a primeira edição, em 2005.

Além das disciplinas básicas, o curso inclui aulas de Participação Cidadã e de Qualificação Profissional no Arco de Telemática. Nesta última, os alunos aprenderão quatro ocupações: operador de microcomputador, help desk (suporte técnico), telemarketing e assistente de vendas de informática e celulares.

Esses diferenciais se dão porque o programa “tem como objetivo a educação integral, a formação completa do ser humano”, explica a coordenadora do ProJovem Urbano, Heloísa Alves. “O ProJovem dá vez e voz ao aluno. Na Participação Cidadã, o jovem desenvolve um projeto de intervenção na sua comunidade. E o bacana é que ele acaba refletindo sobre os problemas de sua comunidade e passa a ser um cidadão ativo”, explica.

Os alunos do programa recebem todo o material didático necessário. Além disso, a Prefeitura do Natal está oferecendo aos matriculados Passe Livre e merenda escolar. Caso os estudantes tenham filhos de 0 a 8 anos, terão à disposição uma sala de acolhimento onde as crianças serão cuidadas por pedagogos e poderão brincar, tendo direito também ao jantar.

A dona de casa Maria de Fátima da Silva, de 19 anos, está matriculada nesta edição do ProJovem Urbano. “Hoje para todos os empregos é preciso ter o Ensino Médio. Eu espero poder concluir meus estudos e conseguir um bom trabalho e atingir meu objetivos”. Maria tem um filho pequeno, e, para ela, foi essencial a oferta da sala de acolhimento: “é o que dá mais esperança para a gente terminar quando não tem família por perto [que possa cuidar da criança]”.

Para se inscrever, é necessário comparecer à E. M. N. Sra. da Apresentação (Rua José Luís da Silva, S/N, Loteamento Aliança, bairro de Nossa Senhora da Apresentação) até o fim do prazo de matrículas ou à Tenda da Matrícula (no cruzamento da Av. Boa Sorte com a Rua Monte Sinai, próxima ao Mercadinho Padre Cícero) nos dias 4 e 5, portando histórico ou declaração escolar, CPF, RG e Comprovante de Residência, todos originais e fotocópias.

História de superação

A estudante Ana Crispina da Costa, de 30 anos, concluiu o ProJovem Urbano em Natal no ano de 2016. Sem estudar há 8 anos, após abandonar os estudos no 6º ano do Ensino Fundamental, e mãe de uma menina, Ana viu no ProJovem uma grande chance de retomar seus estudos.

“Tem colégio regular que aceita a gente levar nossos filhos, mas se muitas vezes já é cansativo para nós adultos, imagine para uma criança. O ProJovem é uma ótima oportunidade para as mães que não tem com quem deixar seus filhos” afirma.

Depois do ProJovem, Ana se empenhou em continuar seus estudos e hoje cursa graduação em Pedagogia, além de estagiar na Rede Municipal de Educação de Natal. “No nosso contexto de vida, a intenção, na maioria das vezes, é concluir o Ensino Médio para arranjar um emprego. Mas quando eu estava no ProJovem, no convívio com as professoras, um desejo que eu tinha em ser professora aumentou. O ProJovem me incentivou a fazer faculdade”, conta.