10/08/2018 17:00
  • Projeto Samuzinho recebe alunos da rede municipal na sede do SAMU Natal

Nesta quinta-feira (9), a equipe do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel Urgente de Natal (NEP - SAMU 192 Natal) recebeu 26 alunos da Escola Municipal Waldson Pinheiro. A visita foi realizada na sede do SAMU Natal, na Avenida Nascimento de Castro, no período da tarde, com alunos entres 10 e 13 anos.

A visita fez parte do projeto SAMUZINHO, realizado já há vários anos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), através do projeto Pelotão Cidadão. O SAMUZINHO é desenvolvido com alunos das escolas municipais e tem como objetivo conscientizá-los sobre a importância do SAMU e seu funcionamento.

“O resultado é sempre muitíssimo positivo. Os alunos saem daqui sabendo a importância do SAMU, quando acioná-lo e o que fazer até a sua chegada. Também são orientados em relação ao problema que o trote representa para o serviço.” declarou Renata Campos, enfermeira do SAMU Natal. Neste primeiro trimestre de 2018, o número “trotes” passados para o número de emergência (192) diminuiu consideravelmente, tendo sido 7% das ligação totais recebidas pelo serviço.

Os alunos participantes do projeto recebem não apenas orientações, mas também realizam visitas técnicas e capacitação de primeiros socorros. Eles aprendem como, por exemplo, realizar uma compressão torácica. Além do treinamento, também participam de simulações sobre o tema. O SAMUZINHO é um projeto já antigo, que tem um histórico de efeitos positivos sobre as crianças que participam. Ele é realizado duas vezes por mês, com a próxima visita sendo dia 29 de agosto.