Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/08/2018 15:15
  • Dia Mundial da Fotografia será celebrado com atividades no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX. O Dia Mundial da Fotografia é comemorado anualmente em 19 de agosto e o Foto Clube de Natal organizou uma programação com exposição, feira de fotografias, palestras e caminhada fotográfica que vai reunir seus filiados no Parque da Cidade a partir desta quinta-feira (16) até o dia 31 de agosto. O evento é gratuito e aberto ao público visitante e também celebra os 10 anos do Parque da Cidade e o centenário de Dom Nivaldo Monte. “Os fotógrafos fizeram uma incursão no Parque da Cidade e conseguiram captar ótimas imagens para mostrar ao público. Sem contar que as palestras e a feirinha serão uma ótima oportunidade para a troca de informações e intercâmbio fotográfico”, disse Adrovando Claro, membro do Foto Clube de Natal e organizador do evento.

 

A abertura das celebrações do Dia Mundial da Fotografia será na quinta-feira (16), às 10 horas, com uma exposição especial sobre o Parque da Cidade, feita exclusivamente pelos integrantes do Foto Clube de Natal, que ficará aberta até o dia 31 de agosto. Em seguida, será ministrada a palestra “Como fotografar melhor com qualquer equipamento”, do jornalista e servidor técnico da UFRN, Alexandre Santos. No sábado (18), a partir das 14h, fotógrafos do Foto Clube de Natal farão um ensaio sobre os desafios da inclusão, com estudantes da rede municipal de ensino. E no domingo (19) será a Feira de Fotografia, das 9h até às 17h., com fotos, máquinas antigas, filmes, livros e outros artigos relacionados à fotografia. Os interessados podem comprar produtos e é uma boa oportunidade para quem quer adquirir livros de fotografia, camiseta, câmera analógica, fotos antigas, etc. Às 15 horas tem a palestra “Um olhar sobre a fotografia de natureza”, do professor de fotografia, Henrique José. Sejam fotógrafos profissionais ou amadores, no Dia Mundial da Fotografia todos os amantes desta arte comemoram a data fazendo muitas fotos e os participantes farão uma Caminhada Fotográfica até o Ponto de Descanso “C”, (dentro do Parque da Cidade) para fotografar o pôr do sol.

 

Origem do Dia Mundial da Fotografia

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção, desenvolvida pelo francês Louis Daguerre, em 1837. Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.

 

Programação aberta ao público:

Dia 16

10 h - Abertura da exposição especial sobre o Parque da Cidade, que ficará exposta até o dia 31 de agosto;

10:30h - Palestra “Como fotografar melhor com qualquer equipamento”, do jornalista e servidor técnico da UFRN, Alexandre Santos.

Dia 17

14h - Ensaio sobre os desafios da inclusão feita por fotógrafos do Foto Clube de Natal com estudantes da rede municipal de ensino.

Dia 19

9h às 17h - Feira de Fotografia;

15 h - Palestra “Um olhar sobre a fotografia de natureza”, do professor de fotografia, Henrique José;

16h Caminhada Fotográfica até o Ponto de Descanso “C”, (dentro do Parque da Cidade) para fotografar o pôr do sol.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css