Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/10/2018 15:30
  • Serviço de Atendimento Especializado promove assistência a usuários com HIV/Aids

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que funciona no Centro de Especialidades Integradas (CEI) Leste II, no Alecrim, conta, atualmente, com 2.367 usuários cadastrados, com aproximadamente 400 atendimentos realizados por mês, que se beneficiam com a assistência prestada pelo SUS às pessoas com HIV/Aids em Natal.

 

 

Criado em abril de 2011, o SAE tem o intuito de promover o acolhimento, acompanhamento e tratamento às infecções ao HIV. O Serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 7h às 17h.

 

 

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por infectologista, nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico, ginecologista, pediatra e equipe de enfermagem.

 

 

O usuário é encaminhado por meio de uma unidade de saúde ou serviço privado com o resultado dos exames. A primeira consulta ocorre com o acolhimento, cadastro, encaminhamento aos laboratoriais para novos exames. Os resultados saem em torno de 15 dias.

 

 

Durante o tratamento, o usuário recebe os medicamentos antirretrovirais mensalmente e as consultas são retornadas a cada seis meses ou quando necessário. Também é fornecido medicamentos da Atenção Básica, caso precise.

 

 

De acordo com a enfermeira Jakeline Almeida, os pacientes geralmente passam no primeiro momento pelo impacto do agravo, mas com o tempo, em acompanhamento terapêutico, os usuários aderem ao tratamento e se tornam satisfeito com o atendimento e a melhora no bem-estar.

 

 

“O acolhimento multiprofissional tem papel importante na assistência, que promove o diálogo como elemento fundamental, proporcionando a busca pelo reconhecimento das reais necessidades dos usuários para adesão ao tratamento adequado. Eles gostam do atendimento, recebem os medicamentos e fazem o acompanhamento regularmente, melhorando a qualidade de vida”.

 

 

O SAE desenvolve periodicamente ações de prevenção às doenças e promoção à saúde com palestras, orientações, distribuição de preservativos, lubrificantes, entre outras atividades.

 

 

“Há dois anos faço tratamento no SAE. Estou satisfeito com o serviço. Tudo é muito organizado e tem uma equipe de profissionais qualificados. Recebo os remédios mensalmente e ainda tenho acompanhamento de apoio psicológico”, destacou o usuário, A. J.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css