Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/11/2018 14:50
  • I Encontro Literário acontece na Escola Municipal Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho
Adrovando Claro

Na manhã desta terça-feira (06), a autora de livros infantis Salizete Freire Soares esteve na Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, localizada no bairro do Pitimbu, conversando com os alunos do Ensino Fundamental sobre a importância da leitura e escrita. O incentivo à leitura faz parte do “I Encontro Literário” da escola. Uma oportunidade para que as crianças dialogassem com a autora, questionando sobre a trajetória literária, vida e do processo utilizado por ela para escrever. Um momento de muita curiosidade entre os alunos.

 

Na abertura do evento aconteceu a exposição de desenhos, contação de histórias e dramatização de algumas obras da autora que foi objeto de estudo e leituras em todas as turmas durante o mês de outubro. Livros como “Mundo para que te quero”, “A lua no céu e ela na terra” e “A idade da poesia”, tiveram adaptações literárias a partir da interpretação dos alunos diante da própria autora. Nas respostas aos alunos, Salizete Freire, explicou que faz seus personagens baseado na própria vida, juntando ideias para criar um livro e que não há uma história favorita. “O tempo vai passando e as ideias vão melhorando sua escrita, fazendo uma releitura e criando uma forma de pensamento, que pode ser melhor ou pior do antes, mas diferente”.

 

Aluna Ingrid Beatriz Fernandes Figueiredo de Oliveira, do 3º ano, declarou que gostou muito da palestra e da escritora porque ela é simpática e tem como seu livro favorito “Bicho para que te quero”. Ana Gabriela de Braga Mello, aluna do 4º ano, fez o papel da senhorinha da lua minguante interpretando uma cena da Lua no céu e ela na terra, avaliou que as respostas da escritora, despertou muita curiosidade a respeito da forma como surgiram os livros. “A professora Salizete é uma boa escritora e os livros dela são maravilhosos”, concluiu.

 

Nas palavras de Ana Elise Oliveira, aluna também do 4º ano, participante da peça literária e que interpretou a lua adulta, gostou da forma como a autora explicou como fez toda a história. “Eu já tenho agora a noção do que ela interpretou na história da lua e como pensou o texto para fazer o livro. É uma experiência que vou levar isso para minha vida toda, “ contou Ana Elise.

 

A escritora Salizete Freire é formada em Letras pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, poeta e membro-fundadora do Comitê PROLER/RN.  Entre suas obras mais lidas destacam-se “Bicho para que te quero, “A luz no céu e ela na terra”, “Mundo pra que te quero”, “Tudo vira outra história” e “Vida pra que te quero”.  


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css