05/12/2018 17:45
  • SME define representante para o evento do Programa MenteInovadora

Na manhã desta quarta-feira (05), ocorreu, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), a III Socialização dePráticas Exitosas MenteInovadora, na qual participaram professores, gestores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro teve o objetivo de reconhecer as melhores práticas pedagógicas desenvolvidas por professores participantes do programa MenteInovadora.

Esta edição contou com a exposição de banners dos 10 melhores trabalhos, desenvolvidos durante todo o ano, dos quais cinco foramescolhidos como experiências destaque para apresentarem a comunicação oral dos seus projetos. Os docentes selecionados para a socialização foram Ana Lúcia de Lima (Escola Municipal Profª. Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho); Kilma Costa dos Santos, com o auxílio do estagiário Dennis Pinheiro de Medeiros (Escola M. Profª. Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho); Marcela Pinheiro (Escola Municipal Profº. Francisco de Assis Varela Cavalcanti); Mirela Granja Vidal Monteiro (Escola Municipal Profº. Antônio Campos) e Otávio José Oliveira Fideles (Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto).

Uma comissão julgadora, formada por técnicos e assessores pedagógicos da SME, ficou responsável pela escolha do projeto que representará o município de Natal na etapa nacional do programa, marcada para acontecer em São Paulo (SP). A prática vencedora foi, pelo segundo ano consecutivo, da docente Mirela Monteiro, que trabalhou as experiências através do jogo “Código da Vinci”, voltadas ao ensino de álgebra e reflexão sobre o meio ambiente. Sobre o projeto, a professora afirmou: “Eu queria agradecer a oportunidade de estar no programa. Desde que eu entrei na E.M. Profº. Antônio Campos, que a diretora falou sobre, e me encantei, porque eu sou uma pessoa que ama jogos e ama trabalhar com jogos, independente de programa, eu sempre trabalhei em sala de aula, e eu tenho a felicidade de ter uma escola que apoia tanto o programa.”

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos, destacou a abrangência do programa na Rede de Ensino de Natal e reconheceu a importância do professor para o sucesso do projeto. “Estamos trabalhando com algumas escolas que perceberam a importância do programa, nos procuraram, e conseguiram, e temos ampliado devagar a nossa rede. Eu gostaria de destacar o empenho dos professores, que estão engajados em realmente desenvolver o programa, porque de nada vale se ele, que está em sala de aula, no dia a dia, não estiver compreendendo a importância do programa”.

A diretora pedagógica da Mind Lab Brasil, professora Sandra Garcia, proferiu a palestra “BNCC e o Desenvolvimento de Habilidades”, eexplicou um pouco sobre a importância do programa para as escolas no município de Natal. “Foi uma parceria que deu muito certo. A gente combina com aquilo que sonhamos para a educação, e temos lutado bastante para levar isso adiante e evoluir. Esses resultados não são nossos da Mind Lab. Somos só um instrumento mediador que leva o professor a uma possibilidade de potencializar a sua prática, de ampliar os seus conhecimentos e de criar um vínculo mais forte com seu aluno. E, hoje, a gente vem estendendo para uma área da gestão, porque não dá para implementar uma base nacional curricular, alguma coisa que fale só de alguns sujeitos dessa relação de aprendizagem, é preciso incluir todos esses personagens, que precisam ser atores principais desse grande momento da educação.”