Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/02/2019 17:15
  • Gestores da Rede Municipal de Ensino participam de curso de formação
Manoel Barbosa

Teve início, na manhã desta segunda-feira (11), o Curso de Formação para Gestores da Rede Municipal de Ensino, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A formação que é destinada aos gestores eleitos no pleito de 2018, acontece de 11 a 22 de fevereiro de 2019, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

 

A formação tem o objetivo de orientar os novos gestores acerca dos deveres, procedimentos legais e práticas da gestão das unidades de ensino, além de esclarecer sobre as responsabilidades dos departamentos da SME.

 

A Secretária Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, iniciou o curso falando da responsabilidade que os gestores têm pela frente, ressaltando a importância de agirem com ética, respeitando as leis e portarias que regem a gestão escolar. “Eu acredito muito em vocês! Essa rede precisa continuar avançando e vocês são fundamentais para garantir que ela continue avançando”, destacando a importância do trabalho em parceria dos gestores de cada unidade de ensino.

 

Na abertura do curso, também ocorreu uma votação para escolha de um novo representante para a suplência no Conselho Municipal de Educação, na representatividade do Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal (Fogem). A gestora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Carmem Fernandes Pedroza, professora Janaína Carvalho de Melo, foi eleita para ocupar a posição de suplente, em substituição à professora Ariadna de Carvalho Barbosa, ex-gestora do CMEI Irmã Dulce, que se aposentou da Rede Municipal de Ensino.

 

O gestor pedagógico da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, professor Harrison Dantas de Araújo Silva, contou sobre a sua expectativa para o curso. “Para mim, que estou na gestão pela primeira vez, é uma oportunidade de conhecer como funciona o trabalho. Já até tivemos uma parte desse curso, ano passado - durante o processo eleitoral- , mas agora é o momento de conhecer todo o processo, a quem recorrer, dentro da Secretaria, com as necessidades que venham a aparecer. Eu espero conseguir retirar minhas dúvidas e sair daqui sabendo um pouco mais sobre como lidar com as questões mais burocráticas da gestão”.

 

A professora Louise Jar Pereira de Araújo, gestora administrativo-financeira da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno desde 2015, falou sobre a importância da formação mesmo para aqueles que já estão na gestão há algum tempo. “Esse é um curso que sempre pedimos, porque no dia-a-dia surgem muitas situações em que precisamos renovar o que já sabemos e também buscar novas respostas. Nós temos uma responsabilidade muito grande perante à comunidade escolar e a todo tempo somos cobrados, enquanto gestores. Então, eu espero que essa formação venha agregar mais valor à nossa gestão, para que possamos desempenhar um papel de qualidade em nossa escola”.

 

Chefe da Assessoria de Planejamento e Avaliação (APA), a professora Sirlia Fernandes de Lira Bezerra fez uma apresentação sobre a estrutura da SME, para que os gestores se familiarizem com os setores e suas responsabilidades. “A nossa secretaria, do ponto de vista administrativo, está muito bem organizada. Então, dependendo do assunto que vocês procurem na secretaria, ficará mais fácil de direcioná-los à pessoa responsável”. Em seguida, técnicos da APA falaram um pouco mais sobre o Censo Escolar e as responsabilidades dos gestores quanto a isso, ressaltando a importância de fazê-lo corretamente, para que a unidade de ensino receba os recursos adequados à sua realidade.

 

Durante as duas semanas de curso com duração de 40 horas, os departamentos da SME farão apresentação sobre assuntos relacionados ao Setor Jurídico, Financeiro, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, de Gestão Escolar, da Comunicação, dentre outros.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css