Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/08/2019 22:45
  • Com ampliação, Unidade de Saúde da África oferecerá mais serviços à população
Marco Polo

A comunidade da África, localizada no bairro da Redinha, recebeu, nesta quarta-feira (14), sua Unidade de Saúde da Família ampliada e revitalizada pela Prefeitura do Natal. As obras de modernização custaram R$ 363.461,67 oriundos do Ministério da Saúde, através do Programa Requalifica, e da Prefeitura Municipal do Natal.
 

 


“A comunidade da África é reconhecidamente uma comunidade carente na cidade do Natal. É muito importante nós estarmos entregando essa unidade básica de saúde, porque, a partir de agora, os moradores terão, perto de suas casas, atendimento médico, odontológico, serviços de enfermagem e medicamentos. É fundamental que todo cidadão tenha uma boa educação e uma boa saúde à sua disposição”, disse o prefeito Álvaro Dias.

 

 

O secretário de saúde, George Antunes, por sua vez, fez questão de destacar o esforço sobrenatural do prefeito para que essa obra pudesse ser concluída. “Essa unidade é esperada pela comunidade há mais de dois anos. Foram destinados mais de R$ 363 mil. Um equipamento dessa dimensão, com a gama de serviços que serão oferecidos aqui, traz benefícios que a gente não consegue medir”.
 

 

“Eu moro nessa comunidade há 27 anos e nós estávamos precisando desse posto de saúde. Estou vendo que está uma beleza de posto”, disse a moradora Edna Torres. Já a diretora da unidade de saúde da família África, Iris Alves, reforçou: “Nós estamos muito felizes, porque passamos dois anos e dois meses nessa reforma e, tanto a comunidade, quanto os servidores, já estavam muito sofridos. Agora, com a unidade ampliada, nós podemos oferecer mais serviços com mais agilidade”. 

 

 

Em apenas um ano e quatro meses à frente da prefeitura, Álvaro Dias tem realizado grande trabalho nas quatro regiões da cidade, principalmente na zona norte de Natal, que está recebendo grandiosa obra de saneamento integrado no Parque Industrial, Bom Jesus, Nordelândia, Boa Esperança, Cidade Praia e Câmara Cascudo, enfatizaram lideranças, durante solenidade. Tanto que nos últimos quatro meses, serviços de políticas públicas na comunidade da África começaram a funcionar, como o programa Sopa Solidária, reforma de quadra poliesportiva, entrega de títulos de regularização fundiária, ações do Planta Natal e agora a reabertura da unidade de saúde.
 

 

 

USF ÁFRICA 
A Unidade possui 525,50 m² de área construída e dispõe de 27 salas para atendimento. São três consultórios médicos, três consultórios de enfermagem, dois consultórios odontológicos, um consultório de psicologia, uma sala dos agentes comunitários de saúde (ACS), uma farmácia, recepção, arquivo, sala de regulação, direção, sala de vacinação, sala de preparo, sala de curativo e um expurgo. Para atender a comunidade, a unidade possui duas equipes de Saúde da Família dispondo de dois clínicos gerais, dois enfermeiros, um psicólogo, dois dentistas, dois assistentes em saúde bucal, dois fisioterapeutas, um educador físico, um farmacêutico e 11 agentes comunitários de saúde, totalizando 24 profissionais.
 

 

Os serviços oferecidos são: planejamento familiar, pré-natal, vacinação, curativo, Práticas Integrativas e Complementares (PICS), testes rápidos de HIV/Sífilis/Hepatites, acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD), Grupo de Idosos, assistência em Tuberculose (TB) teste de BK (tuberculose), palestras educativas em Saúde Bucal nas escolas, atualização do Cartão SUS, regulação e teste de glicemia.
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css