Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


MOBILIDADE URBANA

natal.rn.gov.br » Mobilidade Urbana » Passe Livre

  • Passe Livre


Perguntas mais frequentes sobre o Projeto Passe Livre

1) O que é o Passe Livre?

O Passe Livre foi criado para que o usuário de transporte coletivo possa fazer uma viagem para qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, mesmo que para isso tenha de trocar o ônibus no caminho. Com isso, não será mais necessário ficar preso dentro da Estação de Transferência. O passageiro está Livre para trocar de veículo em qualquer parada de ônibus

2) As Estações de Transferências irão acabar?

A princípio, não. Elas continuarão funcionando normalmente. Mas, em um futuro próximo, as estações entrarão em desuso. Os usuários do transporte coletivo irão sentir que não precisam mais ficar presos a elas para poderem trocar de ônibus e completar a viagem.

3) Por quanto tempo vai valer o bilhete eletrônico até o usuário pegar o 2º ônibus?

Inicialmente, vai valer por uma hora. Entretanto, a Prefeitura está fazendo acompanhamento diário e, se for necessário, o tempo será aumentado.

4) E se em uma hora eu não conseguir chegar até a parada para pegar o segundo ônibus por causa de um congestionamento?

Esse caso será uma exceção. Como já foi dito, o tempo de uma hora para se pegar o segundo ônibus foi testado e será o suficiente para completar a sua viagem. Porém, se o passageiro ainda estiver inseguro no início da validade do Passe Livre, ele poderá fazer a troca de ônibus normalmente nas Estações de Transferência, independente do tempo das viagens.

5) O que vai ser feito das estruturas físicas das estações?

Elas serão aproveitadas como Estações de Embarque e Desembarque. As estruturas passarão por uma remodelação para ficarem mais agradáveis e confortáveis.

6) Os funcionários das estações de transferência serão demitidos?

Não. As estações também serão utilizadas como pontos de venda dos bilhetes eletrônicos e os funcionários participarão deste serviço.

7) E quem paga a passagem de ônibus com dinheiro?

A princípio, estes usuários vão continuar usando as estações de transferência normalmente. Mas a idéia é que no futuro o dinheiro não circule mais nos ônibus, o que vai dar mais agilidade e segurança às viagens. Os usuários não precisam se preocupar. Os cartões serão vendidos em larga escala, em vários pontos da cidade, nas próprias paradas de ônibus.

8) O Passe Livre vai começar em todas as estações de transferência?

Não. O Passe Livre vai começar nas linhas que abastecem as estações 03 e 04. Até o final do ano a Prefeitura quer implantar o Passe Livre em todas as linhas.

9) Quando é que o Passe Livre vai estar plenamente implantado?

O Passe Livre começou a funcionar agora no dia 02 de Maio e esperamos que esteja plenamente implantado até dezembro, mas esse prazo não é fixo, a idéia é deixar o usuário se familiarizar com o projeto.

10) Vai se usar o mesmo cartão (Natal Card) que é utilizado hoje?

Sim. E não haverá custo adicional para o usuário.

11) Quais serão os benefícios que o Passe Livre irá proporcionar?

Em primeiro lugar, a comodidade de fazer a troca do ônibus em qualquer parada, além de poder ter mais opções de linhas para completar seu deslocamento.
As viagens também serão mais rápidas, pois as Estações de Transferência causam congestionamento de ônibus no horário de pico, deixando alguns veículos parados por até 15 minutos somente para se fazer o embarque e desembarque de passageiros.
Além disso, o usuário não será mais obrigado a ficar preso dentro da Estação de Transferência.
O Passe Livre é mais uma ação da Prefeitura do Natal para beneficiar a população, sem praticamente nenhum investimento de dinheiro público e sem representar aumento do valor da tarifa de ônibus.



SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css