Preço da cesta básica sobe 1,71% no mês de abril

Pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), junto a dez (10) supermercados e hipermercados e dez (10) mercadinhos da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, apontou um aumento de 1,71% no preço dos produtos da cesta básica no me de abril, em relação ao mês de março.

O custo médiodos itens da cesta básica varia entre R$ 186,85 (nos supermercados e hipermercados) e R$ 174,31 nos mercadinhos. Em 21 de março o custo médio era de R$ 182,83 nas grandes redes.

Se comparado ao mesmo período do ano anterior, veremos um aumento superior a 21%, no custo médio dos produtos da cesta básica que chegava a R$ 146,87. Aumento maior dar-se no subgrupo dos hortifrútis, com a batata superando todos os outros.

Os maiores aumentos desta semana foram observados nos pescados e na pescada de mar (filé de meluza) que subiu 14,99% e o tomate11,44%. No fim de março o pescado estava por R$ 9,00/kg (preço médio), sendo encontrado no mês de abril por R$ 10,59/kg.
Por outro lado, dentre os poucos produtos que apresentaram variação negativa, destaque para o sabonete que apresentou uma deflação acima de 13%.

Menores Preços

Dentre os supermercados e hipermercados, o que apresentou os menores preços neste mês foi o Nordestão localizado na Zona Norte. No total, os valores dos itens pesquisados chegaram aproximadamente a R$ 176,25. Entre os mercadinhos pesquisados, o mercadinho União do Alecrim, apresentou um valor mais atrativo em relação aos outros pesquisados (supermercado, hipermercados e mercadinhos). A soma dos preços ficou em torno de R$ 165,15, uma diferença acima de R$ 10,00 com relação ao mais barato entre os super/hipermercados.

O Procon Natal continua aconselhando aos consumidores a sempre pesquisar antes de qualquer compra, pois a variação de um estabelecimento para outro chega é bastante significativo, mesmo entre estabelecimentos de mesma zona ou até mesmo bairro.

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão à disposição dos interessados no site do Procon Natal: www.natal.rn.gov.br/procon.