Goiamum Audiovisual começa nesta segunda-feira

Lançamento de filme, exposição de efeitos especiais, mostra itinerante, exibição de micro documentários e oficina de composição e interatividade audiovisual são algumas das atividades que serão desenvolvidas durante a terceira edição do Goiamum Audivisual que começa nesta segunda feira, (14/09). O evento é uma realização do Cineclube Natal e da Ong Zoon com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes - Funcarte.

Uma estrutura com telão de 7 metros, pavilhão para exposição e praça de alimentação será montada na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira pra receber a extensa programação do goiamum. As atividades acontecem também na biblioteca Zila Mamede, na UFRN, Circo Grock, Sesc, Solar Bela vista, Ong Canto Jovem e nos bairros nas quatro zonas da cidade que receberá a mostra itinerante.

O universo audiovisual será discutido no Cine Debate, espaço dedicado para a troca de experiência com representantes de renome nacional como o produtor executivo João Vieira Jr, o cineasta Beto Brant além de William Hinestrosa, coordenador do Festival Internacional de Curta Metragem, Germana Pereira, coordenadora do Centro Audiovisual Norte/Nordeste – CANNE, Júlio Horta, coordenador do Núcleo Avançado em Educação – Pernambuco. Durante o evento acontecerá também o encontro de cineclubes do nordeste, a reunião para a articulação de uma rede de audiovisual para o nordeste e o encontro do Fórum Potiguar do Audiovisual. A programação do Goiamum Audiovisual começa nesta segunda-feira e se estende até o dia 26 de setembro, e está disponível o site www.goiamumaudiovisual.org.br.

Oficina de Micro docs
A oficina de microdocumentários será voltada para os pontos de cultura, e ministrada pela Ong Micromundo. Duas turmas serão formadas pelos jovens que são atendidos pela Conexão Felipe Camarão, Circo Grock, Ong Canto Jovem e Sons da Vila.

Oficina de Animação
Alunos da rede municipal de ensino terão a oportunidade de participarem e aprender técnicas simples de filmagem. Ao todo serão 10 oficinas com o total de 200 jovens beneficiados e 20 professores capacitados. A iniciativa é fruto da parceria com o Instituto Oi Futuro e o Núcleo de educação Avançado – NAVE (PE). A oficina será ministrada por alunos da Escola de Referência de Ensino Médio, com a supervisão de professores. Os resultados das oficinas serão exibidos durante a matinê Cine Goiamum, que acontece no dia 20 de setembro.

Exposição de Efeitos Especiais
Um pavilhão será montado na Praça Augusto Severo para receber a exposição de efeitos especiais, com a demonstração de efeitos de neve, chuva, vento e fogo. A abertura da exposição acontece no dia 20 e segue até o dia 26. As visitações serão durante o dia e custará R$ 2,00 reais.

Encontro Com o Diretor
O encontro com diretor acontecerá no dia 18, no solar bela vista e receberá o cineasta Beto Brant que irá falar sobre sua trajetória e sua experiência profissional. A palestra será mediada por um jornalista e o público presente poderá interagir. Na oportunidade será exibido um vídeo que pode ser escolhido pelos internautas no site do evento.

Desentoca
A mostra que acontece desde o primeiro ano e que trás a exibição de vídeos locais, este ano terá sua versão itinerante. Durante 10 dias uma Kombi com toda estrutura para exibição percorrerá 10 bairros da zona leste, oeste e norte da cidade. A exibição itinerante acontece entre os dias 15 e 25 de setembro. No dia 20 os vídeos serão exibidos no Cine Goiamum montado na praça Augusto Severo. Os vídeos selecionados para a mostra farão parte de uma coletânea que será distribuída nas bibliotecas e entidades ligadas ao audiovisual.

Mostra Glauber - 70
Glauber Rocha, que este ano completaria 70 anos recebe homenagem durante o evento com a exibição de vídeos e com a exposição de painéis e fotos. A Mostra Glauber -70 contará com quatro sessões que exibirá suas as principais produções, além de um debate com o filho do cineasta, Pedro Rocha.