Cesta básica apresenta reajuste de 0,96% em Natal

Após cinco semanas consecutivas registrando variações negativas, nesta semana a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresenta reajuste médio de 0,96% em relação à semana passada. A variação acumulada nas quatro últimas semanas, porém, é negativa: -0,08%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – passou de R$ 321,88 para R$ 324,98.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais dezenove (19) subiram esta semana, vinte (20) sofreram redução, enquanto um (01) – arroz agulhinha tipo 2 – permaneceu estável.

Os produtos industrializados e semi-elaborados subiram, em média, 1,14%, e os produtos de higiene e limpeza, +4,82%. Já os legumes, frutas e verduras caíram 3,25%.
Os maiores aumentos da semana foram observadas no chuchu (+14,6%), água sanitária (+13,6%), café moído (+9,8%), creme dental de 50g (+9,3%), batata comum (-7,6%), filé de merluza (+7,3%) e batata doce (+7,0%).

Por outro lado, a pesquisa do Procon Natal constatou redução de preço, dentre outros, no repolho branco (caiu 22,6%), banana pacovã (-11,4%), tomate (-9,4%), jerimum leite (-9,3%), cebola pera (+7,9%), alface (-4,2%), e óleo de soja (-4,0%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal a cesta básica mais barata, era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 287,10), seguido pelas três lojas do NORDESTÃO – SALGADO FILHO, CIDADE JARDIM e ZONA NORTE. A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 32,7% (equivalendo a R$ 93,97).

Nesta semana o custo médio da cesta básica estava 13,7% mais caro nos hipermercados (R$ 345,79) do que nos supermercados (R$ 304,18). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que esta semana estavam, em média, 51% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.

Custo da cesta básica por estabelecimento