Semurb participa de ação preventiva na lagoa de captação de Nova República

Crédito da imagem: Divulgação Semurb

O Grupo de Ação de Emergência Civil com a participação de diversas secretarias municipais realizou na manhã desta sexta-feira (10), um trabalho preventivo para evitar possíveis alagamentos no entorno da Lagoa do Conjunto Nova República ou do Taraoká, na Zona Norte de Natal. Dentre as ações estão reparos, limpeza, revisão de bombas e tubulações. A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) integra a comissão, sendo responsável pela identificação de ligações clandestinas.

O objetivo é garantir a segurança das pessoas que moram no entorno, por isso, o trabalho do grupo foi iniciado em abril com reunião e visita técnica de avaliação. Hoje foi executado o plano de ação proposto por cada secretária participante da comissão para a lagoa. O reservatório de Nova República foi o primeiro da cidade a receber o grupo de ação, e onde o projeto piloto foi desenvolvido para depois ser levado para seis outras lagoas de captação em situação de risco.

De acordo com o supervisor de água e solo da Semurb, Iang Chaves, cabe a equipe técnica da secretária realizar a fiscalização no entorno da lagoa para identificar os imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, que lançam água servida para via pública e por gravidade chegam ao interior do reservatório.

“Identificando o imóvel, os fiscais entregam uma notificação ao responsável informando sobre a legislação ambiental vigente e orientando a construção de um sistema de fossa/sumidouro adequado para o local”, explica Iang Chaves. “No documento entregue ainda consta uma sugestão do material a ser utilizado, dimensões e um esboço do sistema, além dos prazos para a conclusão do serviço e as implicações caso haja o descumprimento”, acrescenta.

O supervisor de água e solo ressalta também que o trabalho de orientação é muito importante, pois assim as pessoas vão entender as implicações ambientais que poderão acontecer uma vez que uma enchente prejudica a própria população.

“Foram 16 notificações somente hoje por lançamento de água servida. Os moradores terão um prazo de dez dias corridos para regularizar a situação, mas aqueles que não tiverem condições de fazer o procedimento devem comparecer a sede da Semurb para solicitar aumento do prazo”,explica. Caso a infração persista o próximo passo será a autuação e tamponamento das tubulações clandestinas.

Também participam do grupo as secretarias de Defesa Civil (Semdes), Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur). Além do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Urbana. Além do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM) dando apoio a operação.