SMS discute implantação do Observatório da Dengue

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na última terça (15) ás 16h e quarta (16) ás 8h30, no SEDIS da UFRN, com o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Ricardo Valentim.

A reunião é uma articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a inovação do programa de controle e prevenção da dengue com o incremento de uma tecnologia da informação para os agentes que fazem o controle vetorial em todas as residencias.A idéia vem de um projeto de pesquisa do coordenador Ricardo Valentim.

Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Sidneide Ferreira está acontecendo a apresentação do projeto para o amadurecimento no sentido de introduzir a ferramenta (equipamentos de tablet) ao novo trabalho do agente para ter agilidade na informação.

"Toda informação que o agente coloca, ao ser inserida no sistema, fica on line ao acesso da coordenação do programa e de todos os departamentos o que possibilita uma comunicação mais ágil no tempo oportuno para o controle mais efetivo da dengue." disse ela.

Observatório da dengue

Idealizado pelo coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Ricardo Valentim, a  ideia do Observatório da dengue é um subprojeto do “Telessaúde Brasil”, criado pelo Ministério da Saúde, em 2006, que utiliza tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para combater as epidemias brasileiras e que seu tratamento seja o mais rápido possível.

O projeto prevê a utilização, pelos agentes de endemias, de um dispositivo móvel com o aplicativo desenvolvido pelo projeto, que registra as visitas realizadas. Cada visita é georeferenciada pelo aplicativo, que envia todas as informações para um servidor central.

O servidor central, por sua vez, recebe os dados de visitas enviados por todos os agentes de endemias que estão em campo. Todas as informações são guardadas num banco de dados, permitindo que elas sejam consultadas através desse portal. Esse portal permite realizar consultas sobre as visitas realizadas pelos agentes de endemias, fornecendo portanto, dados importantes e em tempo real sobre os focos de dengue em qualquer região.

Segundo o diretor geral do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Tavares, na reunião foi apresentada a atual situação epidemiológica do município para a implantação do Observatório.

“Os tablets serão uma importante ferramenta de análise, qualificação e acompanhamento dos agentes de endemias.”, disse Alessandre.