Semurb convoca comerciantes instalados irregularmente em canteiros da cidade para reunião

Treze comerciantes e ambulantes instalados irregularmente nos canteiros das Avenidas Ayrton Senna, São Miguel dos Caribes e das Alagoas, na Zona Sul da capital, foram convocados para uma reunião na próxima quarta-feira (22), na secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Os comerciantes foram notificados pela fiscalização ambiental no último sábado (18), pela ocupação irregular dessas áreas.

A ação faz parte de um trabalho que tem como objetivo recuperar as áreas públicas da cidade, que estão sendo ocupadas de forma gradativa e irregular. De acordo com o fiscal ambiental da Semurb, Paulo Alexandre, todos os comerciantes notificados serão orientados sobre a atividade e será verificada a existência de licença emitida pela secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), que autoriza ou não o funcionamento desses estabelecimentos.

O fiscal explica que em muitos casos existe autorização para as cigarreiras, mas as pessoas acabam instalando no local outro tipo de atividade que vai além da finalidade expressa na licença, como pequenos restaurantes, bares ou bancas de venda de frango assado, por exemplo. Além disso, acabam ampliando o comércio em alvenaria e instalando banheiros com sistema de fossa em área pública.

Devido a essa ocupação outros problemas também são encontrados pela fiscalização como poluição atmosférica com fumaça de churrasqueira, poluição sonora proveniente de equipamentos de som amplificado, paredões de som ou apresentações de músicos para atrair clientes, além da poluição do solo e a privatização do espaço público.

Ainda segundo Paulo Alexandre, os ambulantes notificados serão informados sobre os procedimentos a serem adotados pela Semurb e também a buscar a autorização junto à Semsur, ou ainda o remanejamento para um local adequado e autorizado.