Secretária Justina Iva participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação

A secretária municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva, participou nesta sexta-feira (24) da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação (COIME) em um hotel na Via Costeira. O encontro tem o objetivo de ampliar o debate e garantir a participação dos diversos segmentos da sociedade civil organizada nas discussões sobre a melhoria da educação brasileira.

A titular da SME destacou a importância de discutir temas relevantes, não apenas para os trabalhadores da educação, mas para toda sociedade. “É um momento de muita alegria estarmos com tantas pessoas que se envolvem com essa área fundamental para a sociedade, que se quer humana, desenvolvida e feliz”.

A professora Justina Iva citou as palavras do autor Paulo Freire, que “sem educação não há transformação”. “É preciso que todos nós, Poder Público, segmentos organizados e a população, não apenas nesses momentos de conferências, mais diariamente, possamos pensar em questões que envolvem a educação brasileira.

Dentro da programação foi aprovado o Regimento das COIMEs, escolhidos os delegados e suplentes para Conferência Estadual e foram feitos debates sobre os sete eixos temáticos que envolvem o Plano Nacional de Educação. As propostas vão subsidiar a etapa estadual e, posteriormente, a Conferência Nacional que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília.

A mesa de autoridades durante a abertura foi formada pela titular da SME, Justina Iva de Araújo Silva, reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva, diretora do Centro de Educação da UFRN e coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Márcia Maria Gurgel Ribeiro, a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos deputados, Fátima Bezerra, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Mineiro, a coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso e a representante da UNDIME-RN, Jeane Dantas dos Santos.