Reajuste proposto pela prefeitura aos professores está acima do piso nacional

Reajuste de 10%. Esse o percentual apresentado pela Prefeitura Municipal de Natal para os professores da rede que estão com suas atividades paralisadas desde a semana passada. Apesar do movimento em andamento, apenas 21% da rede está totalmente em greve. O reajuste proposto pela Prefeitura é maior do que o reajuste assegurado ao Piso Nacional do Magistério, que foi de 7,97% e maior do que o obtido pelos professores da rede particular de ensino, de 7,8%.

Ainda se comparada a outras categorias, a proposta colocada na última sexta-feira pela Prefeitura apresenta vantagens para os professores municipais do Natal. Os bancários, por exemplo, obtiveram um reajuste de 6,5% em seus vencimentos, enquanto para os funcionários da Petrobras o reajuste não passou de 7,2%.

Em relação ao Piso Nacional do Magistério – PNM -  o ganho é ainda maior, uma vez que o reajuste proposto é maior e que o professor da rede municipal de ensino já recebe seus vencimentos acima do valor proposto pelo Piso. Atualmente, o PNM para professores iniciantes é de R$ 2.105,44, com carga horária semanal de 40 horas. Na Prefeitura do Natal o mesmo professor iniciante recebe, para uma carga horária de 20 horas semanais  R$ 1.213,02 e com o reajuste de 10% passa a ter um recebimento mensal de R$ 1.334,30, enquanto o PNM passará para R$ 2.315,35. Proporcionalmente, o professor da rede municipal de ensino tem um vencimento maior do que os educadores que recebem com base no Piso Nacional do Magistério.

Valor atual

Reajuste

Valor Proposto

Prefeitura Municipal do Natal

20 horas semanais

Piso Nacional do Magistério

40 horas semanais

Outras propostas

Além do percentual de ajuste, há mais quatro pontos colocados na proposta de negociação; todos visando a melhoria de renda do educador.

As propostas fazem parte de um termo de compromisso discutido entre o Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, a Secretária Municipal de Educação, Justina Iva, e os representantes dos professores na última sexta-feira. O termo prevê ações efetivas por parte do governo municipal, como o encaminhamento de projeto de Lei à Câmara Municipal para restabelecer a data base dos professores municipais, direito esse, retirado na gestão anterior. Outro importante ponto diz respeito à implementação da progressão funcional dos professores da rede na folha de pagamento no mês de setembro, além de efetuar o pagamento dos atrasados, referente às promoções já implementadas, nos meses de novembro e dezembro.