Semob debate mobilidade urbana em dias dos jogos da Copa de 2014

Técnicos da Prefeitura do Natal ligados a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) se reuniram na manhã desta quinta-feira (4) para analisar os planos de ação para o trânsito e o transporte nos dias dos jogos da Copa de 2014, no Estádio Arena das Dunas.

O encontro, que foi coordenado pelo secretário adjunto Walter Pedro, aconteceu na sede da Semob, no bairro da Ribeira, reuniu engenheiros, arquitetos e autoridades de trânsito do município.

O objetivo para reunião foi discutir as principais ações visando a preparação do entorno da Arena e a área da Fan Fest (Praia do Forte) com foco na melhoria do tráfego de veículos e maior fluidez no trânsito, minimizando os transtornos.
Entre os temas abordados, foram apresentados os seguintes tópicos: estrutura de gerenciamento viário, eixos de tráfego, corredores de transporte coletivo, anéis de acesso, informação aos usuários, tempo de rotas viárias, áreas de intervenção e a localização dos estacionamentos públicos e privados.

Outro tema da reunião foi a criação de linhas circulares de ônibus para atender a região, além das áreas de estocagens para s veículos credenciados da imprensa e demais profissionais que estarão diretamente envolvidos na operação Arena das Dunas.

Serviços
Os serviços de transporte e tráfego durante os dias dos jogos da Copa atendem, além do público espectador, as delegações, árbitros, parceiros e todos os envolvidos na organização do evento. Para isso, são necessários planos de articulação e alinhamento de ações. A Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) sugere que todas as cidades devem estar preparadas para oferecer transporte a, no mínimo, 50 mil torcedores por partida e na região da Fan Fest. A média foi calculada com base nas duas últimas edições da Copa do Mundo, na Alemanha (2006) e na África do Sul (2010).