Prefeito Carlos Eduardo participa do projeto “Os motores do desenvolvimento do RN”

Crédito da imagem: Alex Régis

Ao eleger a educação como um dos pilares de sua gestão, o prefeito Carlos Eduardo vem dando prioridade total ao ensino público de qualidade em Natal. Nesta segunda-feira (8), o chefe do executivo municipal participou do projeto “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, que na sua 17ª edição promoveu o seminário “Educação Básica e Profissional para o Desenvolvimento do RN”, realização do jornal Tribuna do Norte, Salamanca Capital Investments, UFRN, Funpec, Sistema Fiern e Fecomércio/RN.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, fez a abertura do evento. Em seguida, houve uma inversão na programação e a palestra do professor, escritor e deputado federal, Gabriel Chalita, que seria proferida no período da tarde, foi antecipada para a manhã. Com a antecipação da palestra e pelo adiantado da hora, as demais autoridades abriram mão de sua fala, inclusive o prefeito Carlos Eduardo.

Com o tema “Gestão e qualidade da educação básica”, Chalita defendeu a educação integral nas escolas e a valorização do professor para uma reviravolta no sistema educacional do Brasil. Ele disse que o país ocupa atualmente uma situação vergonhosa no índice de qualidade em educação, ficando atrás de países do continente sul-americano, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O professor apontou problemas de continuidade de projetos escolares como uma das causas dos baixos índices de educação no país e sublinhou a construção de mais escolas de tempo integral, valorização de professores e maior envolvimento dos pais nas unidades escolares, como saídas para a crise educacional brasileira que persiste desde a década de 1940. “O aluno precisa ter três habilidades, quais sejam cognitiva, social e emocional. A política educacional melhora as outras. Melhora, por exemplo, a saúde”, ressaltou o educador.

Participaram, ainda, do seminário o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo; o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz; o presidente da Tribuna do Norte, deputado federal Henrique Eduardo Alves; ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; secretária de estado da Educação e da Cultura, Betânia Leite Ramalho; que representou a governadora Rosalba Ciarline. Além dessas autoridades, prestigiaram o evento estudantes, educadores, funcionários públicos, empresários e políticos.