Público consolida Salão Rota 101 Nordeste

Crédito da imagem: Kalina Veloso

Com sucesso de público nas palestras realizadas pelos organizadores do Salão Rota 101 Nordeste, Natal mostrou a todo Brasil - turistas autoridades e imprensa especializada o que a região nordestina tem para conhecer e mostrar. Para o evento realizado no último final de semana, no Centro de Convenções, foram montados 128 estandes.

O Salão contou com apresentação de grupos folclóricos e culturais, culinária típica, além de vários negócios realizados entre empresários que tem hotéis nas quatro capitais: Natal, João Pessoa, Recife e Maceió que integram o projeto. A ideia do Rota 101 é oferecer aos turistas que conhecerem estas capitais, a opção de além de usufruir de suas belezas, também conhecer no seu entorno municípios que tem tradição para o turismo. No Rio Grande do Norte, por exemplo: temos Extremoz, Ceará Mirim, Parnamirim, Santa Cruz, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Currais Novos, Tibau (Pipa) e o mesmo se aplica nas demais capitais.

Para Fernando Bezerril, somente a união desses estados pode gerar uma renda que estava represada devido o apagão aéreo, provocado pela crise internacional. O turismo entre essas capitais pela via modal (rodoviário) representa uma nova fronteira econômica e uma nova realidade. A duplicação da BR 101 será o vetor desta iniciativa.

“Ninguém pode deixar de sonhar, a ideia do Salão 101 começou durante um evento da ABAV em São Paulo, quando da primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo, quando nós dirigíamos a secretaria de Turismo de Natal. Lançamos a proposta, com título ‘Capitais do Sol’, sugerido a CTI/Nordeste, mas com o tempo exíguo da administração do prefeito que chegava ao seu término, não foi possível realizar. Agora, abraçados novamente com a chancela da Prefeitura de Natal, Governo do Estado, Sebrae/RN e outros parceiros, o Salão Rota 101 Nordeste pode deslanchar”, afirmou Bezerril.

A Seturde participou ativamente do São Rota 101 Nordeste com um estande montado no Centro de Convenções, além de duas vans na entrada com estagiários de turismo, distribuindo material promocional de Natal. No estande, foi destaque o nosso artesanato, degustação de ginga com tapioca e cachacinha da terra, além de água de coco. Também chamaram atenção os dois aquários com camarões e cavalos marinhos. Para fechar uma animação com show especial do músico e compositor, Fernando Farias e banda. Foi exibido, ainda um vídeo especial sobre Natal, aberto com uma mensagem do prefeito Carlos Eduardo e encerramento pelo secretário de Turismo de Natal. O último dia do evento, a vice-prefeita Wilma de Faria visitou o estande da secretaria de Turismo, onde foi recebida pelo secretário Fernando Bezerril.

Participaram da abertura do Salão Rota 101 Nordeste o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril (representando o prefeito Carlos Eduardo), secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes e presidentes de empresas estaduais e municipais de turismo dos quatro estado participantes, além de cerca de 300 jornalistas de todo País que vieram conhecer esta ideia. Para que viabilizar o evento, os organizadores tiveram o apoio dos hoteleiros de Natal que cederam 300 leitos para receber os jornalistas.
Na abertura do Salão todas as autoridades saudaram a realização desta ideia pelas empresas Argus, do jornalista Antonio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, e da Espacial Eventos, do empresário Neivaldo Guedes que organiza a Fiart (Feira Internacional de Artesanato) e tem experiência no ramo.

GRAMADO CIDADE LUZ

A convite da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), o empresário e vereador de Gramado (Rio Grande do Sul), Jaime Schaumlloffel, que fez uma palestra, no evento Salão Rota 101 Nordeste com o tema “Turismo em Gramado: antes e depois do Natal Luz”. O empresário mostrou aos participantes do Salão o sucesso que a cidade de Gramado alcançou nacional e internacionalmente com a realização deste evento que movimenta a economia da cidade, anualmente. São três meses de festividades – outubro, novembro e dezembro, levando milhares de turistas que lotam os hotéis e aumenta a geração de empregos e renda a aquele município gaúcho.

Para o titular da Seturde, Fernando Bezerril foi uma satisfação muito grande ter a participação de Jaime Schaumlloffel como um dos convidados da Prefeitura de Natal, para mostrar os caminhos e o trabalho desenvolvido pela cidade de Gramado na realização do seu ciclo natalino. “Raul Schaumlloffel nos deixou uma excelente impressão e experiência passada aos nossos dirigentes do setor de turismo, empresários e participantes do Salão Rota 101 Nordeste”.