Unidades de saúde se fundem e melhoram atendimento à população local

As unidades municipais de Saúde do Pirangi e do Jiqui, Distrito Sanitário Sul de Natal, estão redistribuindo seus serviços para melhor atender a população local. Por deter uma melhor estrutura física, a unidade de Pirangi está recebendo o reforço das equipes médicas do Jiqui e passará a oferecer atendimento em mais especialidades nos expedientes da manhã, tarde e noite.

“As duas unidades isoladas apresentavam deficiências no atendimento. Optamos por fazer uma fusão, ficando o atendimento com a unidade de Pirangi que tem uma estrutura predial melhor, mas tinha deficiências de profissionais”, argumenta diretora da Unidade de Sáude do Pirangi, Miraci Teixeira da Costa.

Para a diretora a fusão ocorre de forma planejada, para que a população usuária tenha informação e não tenha os serviços descontinuados. Com isso, toda a parte ambulatorial já está completamente funcionando no Pirangi, com clínico geral, ginecologista e pediatra. A unidade de saúde também teve reforçada a equipe de enfermagem e passou a contar com o serviço odontológico.

A população atendida pelas duas unidades é a mesma. Com a fusão, um serviço que estava funcionando parcialmente em Pirangi deverá voltar a sua plenitude. É o Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), que passará a ocupar o prédio onde ainda funciona a unidade do Jiqui.
Na unidade de saúde do Jiqui eram realizados cerca de 800 atendimentos por mês, número que se somará aos três mil procedimentos que são feitos na unidade de Pirangi.