Projeto Tenda do Conto da SMS tem repercussão nacional

Uma sala de estar à moda antiga montada no galpão da unidade de saúde; uma cadeira de balanço; uma mesa exibe fotografias antigas, poemas, cartas, caixas de madeira, vasos, livros e muitos outros objetos trazidos pelos usuários. É o que propõe o projeto Tenda do Conto, que surgiu em 2007 a partir de uma dissertação de mestrado em Enfermagem na UFRN, e foi posta em prática nas unidades de saúde do Panatis e Soledade I, no Distrito Sanitário Norte de Natal.

A experiência conquistou reconhecimento e visibilidade na Rede Humaniza SUS. A partir daí, a Tenda do Conto vem sendo convidada por diversas Unidades Básicas do Município de Natal e já aconteceu no Hospital João Machado, penitenciárias, Hospital Walfredo Gurgel, Hospital Giselda Trigueiro e participou de eventos em outros estados do País totalizando 102 "edições".

Em 2009, o projeto recebeu menção honrosa e foi a experiência mais votada pelos participantes do II Seminário Nacional de Humanização ocorrido em Brasília. "Em setembro próximo, comemoraremos seis anos de existência com muita alegria. É gratificante ver uma experiência que nasceu na zona Norte de Natal ser reproduzida em outros locais como: Macaíba, Aracaju, São Sepé (Rio Grande do Sul) e Manaus (em Manaus, ganhou a denominação de Tapiri do Conto).", afirma a enfermeira idealizadora do projeto, Jacqueline Abrantes.

Questionadas sobre a importância da experiência para o trabalho em saúde, a equipe que acompanha o Tenda do Conto expressa sentimentos de emoção e aprendizado. Para Josefa Barros, Lucinalva Rodrigues, Evanilde Dantas e Luna Mar Morais, agentes comunitárias de saúde, a experiência tem proporcionado principalmente, entrelaçamento de saberes e valorização do outro.

A enfermeira Maria de Lourdes Freitas cita que o êxito da experiência deve-se, sobretudo, à construção coletiva, e a dentista Marta Farias declara que o exercício da escuta motivou-a a uma mudança de postura na sua prática. "Vi que é preciso considerar as histórias vividas; hoje é como se eu levasse a Tenda do Conto para dentro do consultório", confessa Marta.

A equipe construiu uma proposta de oficina que já foi aplicada nas unidades de Panatis e Soledade I - unidades de origem da experiência - para todos os profissionais de saúde e estagiários da UFRN, que desejam participar e reproduzir a prática. A oficina recompõe a história da Tenda do Conto por meio de vídeos, fotografias e relatos dos "contadores" seguindo o percurso destes quase seis anos de existência.

As temáticas são voltadas para a discussão sobre memórias/narrativas e medicalização da vida utilizando como recursos músicas, textos simples e poemas, pois a ideia é de que todos os profissionais da Estratégia Saúde da Família possam participar e tornar possível a prática.