SEMOB participa da Semana de prevenção e educação de trânsito promovida pelo Hospital Walfredo Gurge

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, participa da Semana de Prevenção de Acidentes e Educação de Trânsito promovida pelo Hospital Walfredo Gurgel, no período de 22 a 24 de julho, no auditório do HWG.

O evento tem como objetivo discutir a problemática do trânsito na cidade, mostrar os casos mais recorrentes e a gravidade do paciente atendido no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), além dos aspectos sociais decorrentes da vítima do acidente, entre outros temas.

Dentro da programação desta terça-feira (23), a pedagoga Alcina Pereira da Secretaria de Mobilidade Urbana fará palestra sobre segurança e educação de trânsito, às 10h, no auditório do HWG.

Também participarão das exposições e palestras: a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/Natal) e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN).

REDUÇÃO AINDA É PEQUENA

Neste primeiro trimestre, um relatório do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa) do HMWG notificou 1502 ocorrências atendidas no (PSCS). Uma média de mais de 500 atendimentos/mês. Do total registrado, 1087 acidentes envolveram motos. Os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas como a ingestão de bebidas alcoólicas e se o piloto fazia uso dos itens de segurança.

Abaixo, a programação completa:

2ª Feira (22/7)
15h – Abertura e composição da mesa
15h30 – Infrações do Código x Acidentes
Palestrante: Everaldo Morais – Inspetor da PRF
16h – Informações Epidemiológicas Sobre os Acidentes de Trânsito
Palestrante: Esther Maria Fernandes de Macedo – Enfermeira da SCIH do HMWG

3ª Feira (23/7)
9h30 – Estatísticas e Acidentes de Trânsito Atendidos Pelo Samu Natal
Palestrante – Renata de Lima Pessoa – Enfermeira do Samu Natal
10h30 – Segurança e Educação no Trânsito
Palestrante: Alcinda Maria Pereira – Pedagoga da Semob
15h – Trauma Abdominal
Palestrante: Haroldo Ferreira – cirurgião geral do HMWG
16h – Seqüelas Causadas Pelos Acidentes de Trânsito e Suas Implicações no Cotidiano
Palestrante: Tomaz Aquino – Fisioterapeuta do HMWG

4ª Feira (24/7)
9h30 – Aspectos Sociais: Seqüelas e Impactos Financeiros Decorrentes dos Acidentes de Moto
Palestrante: Julimar Nogueira – Ortopedista do HMWG
10h30 – Seqüelas por Trauma Crânio Encefálico (TCE)
Palestrante: Hougelle Simplício – Neurocirurgião do HMWG
15h – Educação no Trânsito no Ponto de Vista do Detran
Palestrante: Jacob Costa de Oliveira – Pedagogo do Detran
16h – Relato de uma Família
Palestrantes: Andrea Almoedo e Marcelo de Souza Moura – Fundadores da Iniciativa Paz no Trânsito.