Plenária do Orçamento Participativo da região Leste será no dia 10 de agosto

Crédito da imagem: Divulgação Sempla

A população da Região Administrativa Leste definirá quais serão as três áreas prioritárias para execuções de obras e serviços do Orçamento Participativo (OP) de 2014 em 10 de agosto, durante plenária temática na capela Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luiza, a partir de 14h. Na reunião também serão definidos os quatro membros da região que comporão a Comissão Interina do OP.

Para participar e votar é necessário inscrever-se no site da Prefeitura ou no local do evento e levar conta de água ou luz como comprovante de endereço.

A população escolherá, pelo voto fechado, três prioridades dentre os seguintes temas: Saúde, Educação, Obras, Urbanismo e Saneamento Básico, Cultura, Habitação, Esporte, Assistência Social e Diversidade, Mobilidade Urbana ou Direitos Humanos.

Em novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), promoverá o I Congresso do Orçamento Participativo de Natal, no qual as secretarias responsáveis pelas áreas prioritárias irão contemplar as obras e serviços que serão votados pela sociedade civil inscrita, em conformidade com as temáticas regionais anteriormente definidas.

O Orçamento Participativo vem sendo retomado pela atual gestão para aproximar mais a população das decisões do governo. “A participação permite construir uma intimidade entre poder público e população onde cada um passa a ser todos os outros”, explicou a coordenadora do OP na Sempla, Fátima Abrantes. O processo contribui para o sentimento de responsabilidade na construção coletiva da cidade.

Para a secretária de Planejamento Virgínia Ferreira, “o Orçamento Participativo é importante não apenas porque a população passa a escolher obras e serviços para a comunidade, mas principalmente porque ela começa a se apropriar do funcionamento da máquina administrativa e se qualifica para a participação. Administração e população tornam-se mais próximas e há uma inversão das prioridades da gestão, que passa a escutar a população”.

Os bairros da Região Administrativa Leste são Santos Reis, Rocas, Ribeira, Praia do Meio, Cidade Alta, Petrópolis, Areia Preta, Mãe Luiza, Alecrim, Barro Vermelho, Tirol e Lagoa Seca. O endereço da capela Nossa Senhora da Conceição é rua João XXIII. Todas as pessoas residentes nesses bairros maiores de 16 anos estão convidadas a participar.