Escola Municipal Amadeu Araújo comemora o dia dos avós

Crédito da imagem: Adrovando Claro

Em homenagem ao dia dos avós comemorado em todo o Brasil em 26 de julho, a Escola Municipal Amadeu Araújo, situada em Nova Natal, promoveu uma manhã diferente para os alunos da instituição e seus avós. O evento aconteceu na última sexta-feira (26), com uma ação literária denominada “Histórias do Arco dos Avós”.

A programação contou com o revezamento de turmas no espaço da biblioteca, que estava ambientada com objetos antigos. Os estudantes do 5º ao 9º ano recitaram poesias e poemas alusivos aos avós. O coral da escola, coordenado pelo professor Harisson Dantas, cantou músicas que marcaram épocas, entre elas, Que nem Jiló (Luiz Gonzaga) e Estúpido Cupido (Celly Campello). E ainda uma performance apresentada pelo grupo literário “Assalto Poético”.

De acordo com Francisca Ivaíta de Souza, coordenadora do projeto da escola “Estação da Leitura”, o objetivo foi proporcionar aos alunos um contato mais próximos com as memórias dos avós, que são recheadas de grandes ensinamentos. “A ideia surgiu a partir do intercâmbio que fizemos na Colômbia. Eles valorizam demais esses momentos de comemorações e homenagens, como o dia dos pais e dos avós”, contou Ivaíta.

A coordenadora referiu-se a premiação do Concurso Escola de Leitores, promovido pelo Instituto C&A. A escola municipal foi uma das finalistas e recebeu o prêmio de R$ 12 mil, a viagem com intercâmbio à Colômbia para dois educadores, formação e acompanhamento pedagógico na aplicação do projeto de leitura. “Criamos a nova biblioteca, climatizamos o espaço e ampliamos o acervo de livros”, disse. A Colômbia possui a melhor rede de bibliotecas de escolas públicas da América Latina.

A avó Débora Maria Peixoto da Silva de 62 anos participou do momento chamado “memórias dos avós”, e pode contar sua história a partir de objetos antigos de sua vivência. Falou da importância do respeito aos mais velhos e manter os laços de afeto, amor, aconchego e carinho. “Também estou à frente da educação dos meus netos, utilizando minha sabedoria e experiência de vida”.