SMS participa de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Crédito da imagem: Assessoria de Imprensa SMS

A Secretaria Municipal de Saúde participou na manhã desta quinta feira (1), ás 9h, no Auditório da Associação Médica do Rio Grande do Norte, da abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno com o tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você”. A semana vai realizar atividades até o dia 7 de agosto.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece hoje em todo o país e tem como objetivo aumentar o índice de aleitamento materno que é muito baixo no país. O tema deste ano reforça a importância do apoio à mãe que amamenta e da escuta qualificada, com ênfase na formação de grupos de mães ou grupos de aconselhamento em amamentação.
Segundo a fonoaudióloga e coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Rosário Bezerra, a média de amamentação no Brasil ainda é menor do que os 60 dias.

“Natal ainda tem um alto índice de desmames precoces. O ideal é que mãe amamente o bebê exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida, podendo ser dado continuidade até os 2 anos, ou mais, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria”, lembrou Rosário.

O evento teve a participação da subcoordenadora da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), Juliana Bezerra; da coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Rosário Bezerra; do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Nivaldo Sereno de Noronha; e da apoiadora do Ministério da Saúde para a saúde da criança, Carla Damião.

O evento contou ainda com a participação de gestores municipais da Região Metropolitana, diretores de maternidades públicas e privadas, gerentes das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap´s), diretores dos distritos de saúde de Natal, profissionais da Atenção Básica de Natal, coordenadores dos cursos de Saúde de universidades, profissionais dos Bancos de Leite Humano, além de mães que estão amamentando.

Na abertura do evento foi preferida uma palestra pelo médico Nivaldo Noronha sobre o tema da Semana Mundial da Amamentação, com enfoque no aconselhamento, e a apresentação do Coral Vozes da Vida e Saúde, formado por profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap).