Centro de Controle de Zoonoses promove semana de mobilização em Lagoa Azul

Crédito da imagem: Divulgação SMS

Para manter o controle da leishmaniose visceral canina (calazar), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, promove de 5 a 9 de agosto uma semana de mobilização social, em Lagoa Azul no bairro de Nova Natal. O bairro foi por causa da grande número de casos positivos em cães.

Nesse período serão intensificadas as coletas de sangue em animais para testes que comprovem ou não o calazar, além de realização de palestras em escolas e instituições da comunidade.

Ampliando as discussões a sobre a prevenção da doença, o CCZ vai realizar no dia 9 de agosto, das 8h às 13h, no auditório da Universidade Potiguar (UnP), o I Fórum da Leishmaniose Visceral do Município de Natal.

”O objetivo é discutir tecnicamente novas formas no controle da leishmaniose, com o intuito de diminuir os altos índices da doença em cães, como também notificações de casos humanos em áreas de risco”, destacou a coordenadora do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral, Úrsula Torres.

A doença:
A Leishmaniose visceral canina (calazar) é uma doença grave que acomete vários mamíferos, transmitida por um protozoário que tem o nome científico de Leishmania chagasi (infantum). O seu principal transmissor (vetor) é um inseto (flebotomíneo), da espécie Lutzomyia longipalpis, também conhecido como “mosquito palha”. O contágio em cães e no homem ocorre pela picada do inseto infectado.