Semana de Aleitamento Materno tem ampla programação

Com o tema “Tão importante quando amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você”, teve início no último dia 1º de agosto, a Semana Mundial da Amamentação que vai promover diversas atividades até o dia 7 deste mês, na Maternidade das Quintas.

O objetivo da campanha é sensibilizar os profissionais da área para exercitar mais a “escuta” na sua prática diária, e desta forma, a partir das dúvidas e inseguranças da paciente, estabelecer o apoio e as orientações.

A Maternidade das Quintas recebeu do Ministério da Saúde a renovação do título de Hospital Amigo da Criança, com validade até 2014, por desenvolver um trabalho em prol da amamentação, de acordo com a Portaria nº 80 de 2011. O selo de renovação foi colocado na placa pelos membros do Comitê de Aleitamento Materno.

Na ocasião também foi divulgado o trabalho do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade das Quintas, que tem como missão promover, apoiar e proteger o aleitamento materno, bem como identificar e captar doadoras de leite humano.

Segundo a gerente do Distrito Sanitário Oeste, Ana Paula Costa, todo leite doado é encaminhado para o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Januário Cicco, sendo oferecido para bebês em estado grave, sobretudo os que estão em UTI Neo Natal. Uma parte do que é encaminhado retorna para a Maternidade das Quintas, e é oferecido para bebês com indicação médica de uso de complemento.

A programação continua na Maternidade das Quintas, com várias atividades de sensibilização, palestras, rodas de conversa, blitz da amamentação.

O trabalho é integrado com a UBS Quintas que propõe uma roda de conversa com os agentes comunitários de saúde - ACS da unidade para intensificar a busca ativa de doadoras de leite humano. Uma apresentação de teatro sobre o tema do aleitamento materno será realizada para pacientes internadas , para as que vão fazer o pré-natal na unidade. Os familiares e visitantes também estão sendo abordados e orientados para dar apoio às mães que estão amamentando.

Programação:
01 a 07/08/13 – Sensibilização para Doação de Leite Humano no Ambulatório da unidade (sala de espera).

01 a 07/08/13 – Distribuição de material educativo e intensificação das orientações no alojamento conjunto sobre a importância do Aleitamento Materno.

02/08/13 – Roda de conversa com mães que estão amamentando e gestantes da unidade com enfoque no tema da SMAM 2013 (alojamento conjunto).

01 a 07/08/13 – Durante a semana atividade lúdica no ambulatório para abordar a importância do aleitamento materno.

01 a 07/08/13 – Orientações para visitantes, acompanhantes e familiares sobre a importância do apoio para o sucesso na amamentação.