Prefeito busca liberação de recursos para reforma de unidades de saúde de Natal

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu na manhã desta terça-feira (06) com a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia do Amaral, para tratar da liberação de recursos para reforma e abastecimento das unidades de saúde de Natal. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, a secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, e o Procurador Geral do Município, Carlos Castim, participaram do encontro.

O chefe do executivo municipal classificou a reunião como positiva, vez que a secretária executiva e os técnicos do Ministério da Saúde conhecem bem a realidade encontrada pelo atual governo ao assumir a gestão da Prefeitura do Natal. Carlos Eduardo solicitou a liberação com urgência de R$ 3 milhões de reais que serão aplicados em ações de reforma e custeio das unidades de saúde municipais que estão em situação critica: “A decretação do estado de calamidade pública vai facilitar a liberação desses recursos”, disse o prefeito.

O Plano de emergência elaborado pela secretaria de saúde de Natal prevê a reforma de 10 unidades básicas, incluindo os postos de saúde de Soledade, Bela Vista, Novo Horizonte e Nova Natal na Zona Norte que estão em situação critica, e também reparos nas Policlínicas, no Pronto Atendimento do Conjunto Cidade Satélite e no Hospital dos Pescadores.
Além de pleitear essa liberação, a comitiva da Prefeitura do Natal apresentou um plano para modernizar a gestão com a informatização dos processos da secretaria, por meio de um financiamento da Organização Pan-americana de Saúde.